Adolescência

Robótica educacional: o que é e quais os benefícios 

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar em robótica, mas as suas vantagens e benefícios para crianças e adolescentes ainda são pouco difundidas. Além de desenvolver habilidades de programação, raciocínio lógico e pensamento computacional, a robótica educacional estimula o pensamento crítico, a resolução de problemas e a criatividade. 

O Analista de Tecnologias da Regional de Porto Alegre do Marista Brasil, Guilherme Bilhalva, ressalta que a robótica é uma fusão de diversas áreas, o que contribui para o aprendizado como um todo.

“A robótica não é um saber pleno, mas engloba noções de programação, mecânica, engenharia e física, por exemplo. Com isso, o aluno não aprende somente sobre uma área, mas entra em contato com diversas possibilidades de conhecimento”. 

A robótica reúne diversos aprendizados e conceitos, como o STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics). Ou seja, é uma metodologia ativa de aprendizagem que estimula a criatividade e o pensamento crítico, especialmente no desenvolvimento de projetos práticos. 

O que é a robótica educacional? 

A robótica educacional é uma metodologia de ensino que busca incentivar as crianças e adolescentes a investigar e colocar em prática diversos conceitos e ideias. A intenção é que o estudante desenvolva o raciocínio lógico, a criatividade, resolução de problemas, conceitos de espacialidade, cálculos e linguagem de programação, por exemplo.  

Diversas habilidades são desenvolvidas por meio da robótica, explica Bilhalva: “Se o projeto envolve programação, por exemplo, são aprimorados conhecimentos de raciocínio lógico e pensamento computacional”. Num contexto geral, quem vivencia atividades de tecnologia trabalha com aprendizagem criativa e baseada em projetos. 

Portanto, a robótica proporciona diversos benefícios para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Confira alguns motivos para estimular esse aprendizado: 

1. Estímulo ao pensamento crítico: A robótica desafia as crianças e adolescentes a resolver problemas complexos e a pensar de forma crítica. Portanto, promove o desenvolvimento de habilidades analíticas. 

2. Aprendizado prático: Os estudantes podem aplicar conceitos de matemática, ciência, engenharia e programação de maneira prática, o que ajuda a tornar o aprendizado mais tangível e significativo. 

3. Colaboração: A robótica muitas vezes envolve trabalho em equipe, incentivando a colaboração. Assim, eles aprendem a comunicar ideias, dividir tarefas e resolver problemas juntos. 

4. Preparação para o futuro: À medida que a automação e a robótica desempenham um papel cada vez maior no mundo atual, os alunos que têm experiência nessa área estão mais bem preparados para futuras oportunidades de emprego. 

5. Estímulo à criatividade: Os projetos de robótica frequentemente têm espaço para a criatividade, pois é possível projetar robôs para realizar tarefas específicas ou solucionar problemas de maneiras inovadoras. 

6. Melhora na resolução de problemas: A resolução de problemas é uma habilidade fundamental que é preciso desenvolver ao lidar com os desafios que surgem durante a criação e programação de robôs. 

7. Desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas: A robótica frequentemente envolve a identificação e resolução de problemas, portanto ajuda a desenvolver habilidades que podem ser aplicadas em várias áreas da vida. 

A 15ª edição do Festival Marista de Robótica (FMR), maior evento da categoria no Brasil, acontece em Porto Alegre nos dias 09 e 10 de novembro e é aberta ao público, sem cobrança de ingresso. Os estudantes inscritos também participam de forma gratuita. Confira no link a programação completa do evento.