Infância

Pop it: aprenda matemática brincando!

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Brinquedo pode ajudar as crianças a aprender adição, subtração e multiplicação

A febre do pop it chegou com tudo. O que no início era somente um brinquedo para passar o tempo e tranquilizar as crianças, agora também é utilizado como recurso pedagógico. Nas escolas, o brinquedo é uma importante ferramenta para ajudar no aprendizado de adição, subtração e multiplicação

Como o pop it pode ajudar a contar?

O brinquedo colorido é feito de bolinhas que podem ser apertadas e, depois, voltam para a forma original. É como se fosse um plástico bolha que não acaba. Essa é justamente a característica que faz dele uma ferramenta interessante para trabalhar conhecimentos matemáticos. 

A professora de Matemática do Colégio Marista Cascavel, Tatiana Lobo Didur, conta que isso é possível utilizando as bolinhas e resolvendo equações de adição,  subtração e multiplicação. 

“Eu observei que alguns alunos tinham dificuldade, principalmente em subtração. Quando começaram a resolver com o pop it, conseguiram superar. Eles adoram”, conta. 

O que é um pop it?

O pop it faz parte de uma categoria de brinquedos chamados de fidget toys. A vantagem do pop it é a textura macia e o fato de caberem na palma das mãos. Feitos de silicone, as bolhas fazem um som quando são pressionadas.

É um brinquedo educativo que desenvolve habilidades sensoriais e motoras que elevam o nível de concentração. Por esses motivos também são bons aliados no aprendizado, além de serem coloridos e proporcionar um aprendizado lúdico. 

Qual é o benefício do pop it?

Os fidget toys são capazes de proporcionar alívio da sobrecarga sensorial e emocional, além de proporcionarem uma textura agradável ao toque. O manuseio dos brinquedos ainda exercita a mente, desenvolvendo a cognição, a habilidade motora fina e a coordenação. São também considerados antiestresse, com a intenção de acalmar as crianças por meio do toque.

Confira dicas de atividades matemáticas usando o pop it:

  1. Aprender a somar: comece contando uma história, como: “João foi à frutaria comprar 2 maçãs, 1 melancia, 2 laranjas e 3 bananas. Quantas frutas ele trouxe pra casa?”. Para resolver, basta apertar as bolinhas de acordo com a quantidade das frutas. Depois, é só virar do outro lado e pedir para a criança contar as bolinhas destacadas;
  2. Subtração e adição: jogue dois dados e peça para a criança fazer a subtração, adição ou multiplicação dos números sorteados. Por exemplo, se sair 3+2, basta apertar 5 bolinhas; 
  3. Multiplicação: escreva em um papel o cálculo a ser feito. O pop it pode ser utilizado como auxiliar para registrar os resultados.