Marista Lab

Confira 6 benefícios da música na aprendizagem infantil

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

A música mexe com as emoções e com a criatividade. Percebemos isso facilmente. Mas, você sabia que esse aprendizado pode tornar diversas atividades cotidianas muito mais simples, principalmente usando a música na aprendizagem infantil?

Para que você tenha uma ideia, estudar música faz com que o raciocínio fique mais rápido e melhora sua concentração, pois estimula diferentes regiões do cérebro, o que é provado cientificamente.

Mas não pense que os benefícios da música só podem ser colhidos na vida adulta, uma vez que a musicalização infantil é uma importante ferramenta para a prática pedagógica, visto que por meio dela, a criança consegue desenvolver diversas habilidades.

Confira, a seguir, quais são os benefícios da música na aprendizagem infantil!

1. Desenvolvimento cognitivo

Pesquisas realizadas por estudiosos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) mostram que o processo mental para interpretar as sequências de sons (notas e acordes) e perceber suas origens (de onde vem cada som) envolvem complexas funções cerebrais.

As áreas do cérebro utilizadas para estudar música são as mesmas que servem para resolver equações matemáticas, por isso, a melhora no raciocínio lógico. Junto a isso, o treinamento auditivo para a escuta ativa desenvolve a concentração.

2. Desenvolvimento psicomotor

Com movimentos mais simples como bater palmas ou os pés, a criança começará a ter mais domínio sobre os movimentos do seu próprio corpo, uma vez que a sua coordenação motora está sendo estimulada.

Ao longo do tempo, na medida em que instrumentos musicais e outros apetrechos forem inseridos em sua rotina, ela será desafiada em novos movimentos que ajudarão a refinar sua coordenação.

3. Auxílio no desenvolvimento da linguagem

A musicalização estimula os sentidos da criança, principalmente a audição e estimula também a fala e o vocabulário com o ato de cantar, uma vez que a repetição dos sons faz com que ela tente reproduzir aqueles que mais a agradam e até mesmo crie novos com base na sua imaginação.

4. Estímulo da criatividade

Falando em imaginação, a criatividade é um dos pontos altos a serem desenvolvidos com as aulas de música para crianças. Isso porque, ela terá contato com uma infinidade de sons, ritmos e instrumentos, tendo liberdade para experimentar e criar.

Ainda que a criança não venha a se tornar um profissional da música no futuro, o ganho criativo pelos estímulos musicais pode gerar inúmeros benefícios pessoais e profissionais.

5. Aumento do repertório cultural

A exposição a diversos tipos de músicas fará com que a criança, desde cedo, aumente seu conhecimento sobre músicas clássicas, tradicionais e populares, aumentando, assim, o seu conhecimento cultural.

Além de aumentar seu leque de conhecimento, isso também faz com que a criança comece a desenvolver gostos pessoais, uma vez que ela será apresentada a diversos ritmos e terá a oportunidade de escolher de quais ela gosta mais e de quais ela não gosta tanto.

6. Auxílio no desempenho escolar

Ao aprender a tocar um instrumento musical, a criança trabalha diversos sentidos e precisa de comandos variados do cérebro. Afinal, é preciso contar o tempo, ouvir e decifrar os sons (timbre, intensidade, afinação e harmonia), e, em caso mais avançado, até mesmo ler partituras.

Por tudo isso, estudar música é um poderoso instrumento para melhorar a concentração e o raciocínio, o que auxilia no aprendizado infantil e no desempenho, não apenas escolar, mas para o resto da vida e em diversas atividades.

BÔNUS: Como usar a música na aprendizagem infantil

A criança pode ter acesso à musicalização tanto em casa quanto na escola. Confira, a seguir, algumas dicas de como inserir a música na sua rotina.

Conhecer o alfabeto e aprender a contar

Utilize canções com rimas e sequências de versos para que a criança reconheça as letras do alfabeto e os números. E isso vale tanto para a língua materna como para a língua estrangeira.

Como a repetição auxilia na memorização, os sons ficam gravados na mente e tornam-se mais fáceis de serem reproduzidos. Uma excelente alternativa é associar o som da música ao estímulo visual. Ou seja, enquanto a música toca são apresentados os numerais e as letras.

Imitar os sons produzidos por animais

Já existem canções compostas especialmente com esse objetivo. Algumas delas vêm, inclusive, com partituras que reproduzem na escrita musical os sons dos animais. Além de ensiná-las a cantar ou “visualizar” os sons dos bichos, também é possível realizar jogos de adivinhação ou estimulá-las a reproduzir esses sons por meio dos instrumentos que estiverem disponíveis na escola.

Apresentar instrumentos musicais

Quem nunca ouviu falar da obra Pedro e o Lobo Op. 67, do compositor russo Sergei Prokofiev? Ele criou a partitura que intercala o texto de um narrador com a execução orquestral para mostrar às crianças, em forma de contação de histórias, os sons dos instrumentos musicais. Por isso, cada um dos instrumentos é um personagem.

Outra obra especial é o Carnaval dos Animais, do compositor francês Camille Saint-Saëns. Composta em 1886, ela traz como subtítulo “Fantasia Zoológica para dois pianos, viola d’arco, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarinete, harmônica, xilofone e celesta”. A obra é uma grande brincadeira do compositor que em cada movimento busca o rosnar do leão nas cordas, o andar pesado do elefante no contrabaixo, o canguru nos pianos saltitantes, o cuco no clarinete, entre outros animais.

Remontar essas narrativas por meio de peça teatral e/ou expressão corporal, por exemplo, pode ser uma excelente ideia para o aprendizado dos sons dos instrumentos e outras abordagens, como diferenciação de timbres, altura das notas, ritmo etc. As crianças adoram.

Independentemente das atividades musicais escolhidas, é sempre importante ressaltar que elas sejam dotadas de criatividade e favoreçam diferentes estímulos sensoriais, como visão, audição e tato. Com essa integração o processo de ensino-aprendizagem é facilitado.

Ao longo do desenvolvimento da musicalização infantil as aptidões para as artes musicais podem ser despertadas. Compreensão dos sons, reconhecimento de timbres, harmonias, notas e a própria leitura musical podem ter seus primeiros esboços. Mesmo que a criança não opte por esse caminho no futuro, os benefícios adquiridos serão para toda a vida.

Gostou de saber os benefícios da música na aprendizagem infantil? Leia o artigo “Como a música atua no processo de autoconhecimento” e descubra o que mais ela pode trazer de benefício para as crianças e adolescentes.