Comportamento

Dia do Físico: qual é a importância de Einstein para o nosso cotidiano?

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

O Dia do Físico é comemorado anualmente em 19 de maio. Você sabe porque foi escolhido esse dia? A data 19/05 é uma referência a 1905, o chamado Ano Miraculoso de Einstein. Afinal, foi neste ano que o físico Albert Einstein publicou 4 artigos de grande repercussão, incluindo aquele sobre a Teoria da Relatividade.  Saiba porque o físico fez descobertas que influenciaram o no nosso cotidiano.

Qual a importância de Einstein para a Física?

Sabemos que Albert Einstein é tido como uma das mentes mais brilhantes da ciência. No início do ano de 1900 a maioria dos físicos acreditava que a Física Clássica, desenvolvida até aquela data, era capaz de descrever satisfatoriamente a natureza.

“Isso se mostrou totalmente equivocado com o surgimento da Mecânica Quântica e da Relatividade, áreas para as quais Einstein contribuiu substancialmente”, explica o professor de Física do Colégio Marista Paranaense, Martin Töws. 

Os principais feitos de Albert Einstein 

Einstein é muito conhecido por elaborar a teoria da relatividade, que revolucionou nossa compreensão do espaço, do tempo, da gravidade e do universo. A relatividade também nos mostrou que matéria e energia são apenas duas formas diferentes da mesma coisa. Esse fato foi expressado por Einstein como E=mc 2 , a equação mais conhecida da história. 

Outro fato importante é que o físico explica o chamado Efeito Fotoelétrico, mundialmente utilizado para produção de energia elétrica por meio da energia solar, pelo qual recebe o prêmio Nobel. Além disso, gera grandes contribuições para a Física Estatística, por meio de sua explicação para o movimento browniano. 

“Creio que uma das grandes importâncias de Einstein é ter conseguido pensar fora e além do comum, ter insistido e se dedicado incansavelmente ao desenvolvimento da ciência”, afirma o professor.

Confira 5 contribuições de Einstein para o nosso cotidiano: 

1. Toalhas de papel

Quem inventou as toalhas de papel foi a Scott Paper Company da Pensilvânia, que introduziu o produto descartável em 1907 como uma alternativa mais higiênica às toalhas de pano. No primeiro artigo de física que Einstein publicou, ele analisou a absorção, que permite que toalhas de papel absorvam líquidos mesmo contra a gravidade.

2. Energia solar

Hoje, as células solares alimentam quase todos os centenas de satélites que orbitam a Terra . No solo, as células solares podem ser encontradas em telhados de casas e prédios. Einstein não inventou as células solares, mas esboçou seu princípio básico de operação em 1905. Seu ponto de partida foi uma analogia simples: se a matéria é irregular – isto é, se toda substância no universo consiste em átomos e moléculas – então certamente a luz também deve ser irregular. 

3. Dispositivos a laser

Nas quase seis décadas desde a invenção do protótipo de um laser em 1960, os dispositivos passaram a ocupar diversos nichos, de leitores de código de barras a brinquedos de gato. Tudo isso nasce de uma ideia que Einstein teve em 1917, enquanto tentava entender mais sobre como a luz interagia com a matéria.

4. Navegadores GPS

Qualquer aplicativo móvel, como o Google Maps, funciona medindo a distância de um ponto na Terra a um dos satélites que orbitam o planeta. O tempo que o sinal emitido pelos satélites leva para chegar ao receptor é medido para calcular a distância. A Teoria da Relatividade , publicada por Einstein em 1915, explica por que os relógios dos satélites estão à frente dos da Terra. Se isso não fosse contabilizado, os sistemas de GPS estariam desligados por quilômetros. 

5. Tecnologias sustentáveis

A física contribui para os mais variados ramos da ciência, da técnica e da produção. Portanto, através das descobertas de Einstein, foi possível melhorar processos, produtos e encontrar tecnologias para tornar o mundo mais sustentável.