Comportamento

Dia do Cinema Brasileiro: 10 filmes para assistir com as crianças

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Um bom filme é capaz de trazer muitas emoções e nos transportar para outros tempos e lugares. Por isso, nada melhor do que preparar uma sessão de cinema com as crianças. Portanto, prestigiar o Dia do Cinema Brasileiro, comemorado em 19 de junho, preparamos uma lista de filmes infantis para assistir em família.

Se reunir para um programa em família fortalece os laços afetivos e estimula a união. Além disso, é uma atividade perfeita para os dias mais frios e chuvosos. Por isso, separe a pipoca e uma mantinha e aproveite para curtir esse momento. Melhor ainda se for com o melhor do cinema brasileiro infantil. 

A coordenadora pedagógica de Educação Infantil do Colégio Marista Brasília, Patrícia Deoti, selecionou alguns títulos do cinema brasileiro para agradar tanto as crianças quanto os adultos.

Confira 10 títulos do cinema brasileiro para assistir em família:

Tainá 

Tainá é um retrato da exploração da Floresta Amazônica e de seu impacto nas populações originárias. No entanto, a narrativa é permeada pela sensibilidade de Tainá, que se envolve em uma série de aventuras. 

O Menino Maluquinho

O personagem com panela na cabeça e jaleco azul é inspirado na obra do cartunista Ziraldo. O filme se passa no final dos anos 1960. O Menino Maluquinho é um garoto normal, feliz e bem cuidado por sua família que, enquanto aproveita a infância brincando na rua com a turma, observa o mundo que o cerca e aprende a lidar com a vida.

Meu pé de Laranja Lima

Zezé é um garoto de oito anos que, apesar de levado, tem um bom coração. Ele leva uma vida bem modesta e tem o costume de ter longas conversas com um pé de laranja lima que fica no quintal de sua casa. Até que, um dia, conhece Portuga, um senhor que passa a ajudá-lo e logo se torna seu melhor amigo.

Turma da Mônica – Laços

Uma aventura da turminha para ninguém botar defeito. No filme, Floquinho, o cachorro do Cebolinha, desaparece. O menino pensa, então, em um plano infalível para resgatar o cãozinho, mas para isso vai precisar da ajuda de Mônica, Magali e Cascão. Juntos, eles irão enfrentar desafios e viver aventuras para levar o cão de volta para casa.

O Menino do Espelho

Baseado no livro de mesmo nome de Fernando Sabino. O filme mostra as aventuras de Fernando, de 10 anos, que está cansado de fazer as tarefas chatas. Seu sonho é ter um sósia para cuidar delas enquanto ele poderia se divertir à vontade. Um dia, é exatamente isso que acontece: seu reflexo deixa o espelho e ganha vida.

D.P.A. – Detetives do Prédio Azul

A série que faz sucesso entre as crianças foi transportada para o cinema em 2017. No primeiro longa, Bento, Sol e Pippo presenciam um crime mágico que condena o Prédio Azul a ser demolido. Como se não bastasse, o quadro falante e único testemunha do evento, desaparece. Para evitar a tragédia, o trio investiga os principais suspeitos. 

Castelo Rá-Tim-Bum, o Filme

Bum, bum, bum, Castelo Rá-Tim-Bum. O programa que marcou a infância de muitos pais está disponível também em filme. No longa, o feiticeiro Nino acaba se envolvendo no conflito de sua tia malvada Losângela, que pretende roubar o livro de magia da prima Morgana e assim acabar com os poderes dela. 

Gaby Estrella

Depois do grande sucesso na música, a adolescente Gaby Estrella começa a sofrer com a concorrência de um novo ídolo teen. Para voltar às paradas de sucesso, ela precisa reencontrar suas origens, na cidade do interior Vale Mirim.

Felipa e o Foguete 

O melhor amigo de Felipa é o cão vira-lata Foguete. Os pais de Felipa decidem se mudar para um prédio em que não se pode ter animais de estimação. A garota, então, é obrigada a se separar de seu cãozinho. Mesmo sendo um processo difícil, Felipa sairá dessa fortalecida.

Carrossel, o Filme

Em férias, os alunos da Escola Mundial viajam ao acampamento Panapaná, pertencente ao avô de Alícia. Lá eles participam de uma gincana organizada pelo sr. Campos, que faz o possível para que as crianças se divirtam. Contudo, a chegada de González, representante da incorporadora que pretende comprar terreno, agita o local.