Comportamento

Dia do Marista: o que é ser Marista?

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

O Dia do Marista é celebrado em 15 de agosto, dia da Assunção de Nossa Senhora. A data foi escolhida em referência à Maria e convida a refletir sobre valores que inspiraram Marcelino Champagnat, como o espírito solidário e a vontade de ser presença significativa no mundo.

O que é ser Marista?

“Ser Marista é primeiramente ser o que o nome nos chama: De Maria”, ressalta o Ir. Nathan da Costa Cardoso, irmão Marista e coordenador de Comunicação e Marketing do Colégio Marista Cascavel. Então, a exemplo da mãe de Jesus, somos convidados a ouvir com atenção o chamado do Cristo, que nos convida a ir de encontro com os que mais necessitam. 

Além disso, existem alguns requisitos para ser Marista: ser solidário, protagonista e ter um ímpeto de mudar o mundo. E como dizia o Papa Francisco, às vezes essa mudança precisa acontecer na porta ao lado. 

“Ser Marista, é, portanto, saber que somos muitos ao redor do mundo e que vivemos como família global, o sonho de Champagnat do jeito de Maria, sendo Farol de Esperança na vida de crianças e jovens através da educação”, reflete o Ir. Nathan.  

Quais são os valores Maristas?

Existem 8 valores essenciais para vivenciar o ser Marista na missão educativa. Todos esses valores têm como horizonte a vida de Maria, a mãe de Jesus. São eles: 

  • O amor ao trabalho
  • Espiritualidade
  • Presença significativa
  • Interculturalidade
  • Simplicidade
  • Espírito de família
  • Solidariedade
  • Sustentabilidade

Quais os diferenciais de uma escola Marista?

O propósito de uma escola Marista é formar pessoas para fazer o bem sempre, independente de suas crenças e filosofias de vida. Portanto, a formação humana e cristã e a preparação acadêmica não estão e nem podem estar desconexas. 

Desta forma, o método educativo permite que os estudantes sejam protagonistas de suas próprias histórias, sempre orientados por professores que compreendem que o amor à educação é a base de uma boa formação.

“Tudo isso favorece para que nosso ambiente seja capaz de ajudar o aluno Marista a valorizar os novos aprendizados, permitindo que ele seja cada vez mais solidário, cidadão, capaz de resolver os desafios com sabedoria, construindo um futuro melhor”, finaliza o Ir. Nathan.