Adolescência

Fake news: dicas e ferramentas para ajudar crianças e adolescentes a identificar

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Todos estamos sujeitos a receber fake news, seja por WhatsApp ou navegando em alguma rede social. Por isso, se informar sobre como evitar notícias falsas é essencial. Também é importante ensinar as crianças e adolescentes a reconhecer e identificar as fake news. Saiba como ajudar o seu filho a identificá-las.

Por que é importante ensinar sobre fake news?

As notícias falsas são compartilhadas principalmente – mas não exclusivamente – nas mídias sociais. O que preocupa é que as crianças e adolescentes muitas vezes não conseguem distinguir o que é verdadeiro e o que é falso.

Antes de tudo, aprender a se comportar de forma responsável na internet é uma importante habilidade. Em outras palavras, isso pode ser chamado de alfabetização digital. Ou seja, um conhecimento que ajuda a reconhecer que tipo de informação recebem nas redes sociais ou grupos de conversa.

Como identificar se uma notícia é verdadeira ou falsa?

Quando recebemos uma informação, podemos realizar uma série de atitudes que permitem verificar sua veracidade. Contudo, a primeira delas consiste em checar a fonte da informação. Ou seja, pesquisar se o trecho que estamos lendo foi retirado de um jornal, revista, site ou livro confiável. 

“Nesse processo é importante investigar também o autor, pesquisar sua formação e

experiência quanto ao assunto tratado na notícia”, ressalta a consultora de Ciências da Diretoria Executiva da Educação Básica (DEEB), Débora Cristina Cestaro.

Outras dicas para identificar notícias falsas são:

  • Preste atenção nas fontes de apoio. Ou seja, consulte as referências impressas e os links citados no texto. Se uma notícia não tiver referências, desconfie. Ela pode trazer apenas a opinião de uma pessoa, contar informações falsas e até vir carregada de preconceito ou outras informações tendenciosas.
  • Analise como a informação chegou até você. Se foi por meio de redes sociais, redobre suas suspeitas. Seu colega, familiar ou amigo costuma checar as informações antes de compartilhar? Caso contrário, confira a veracidade e avise as pessoas envolvidas na conversa se desconfiar de algo. 
  • Lembre-se de verificar a data da publicação. Ou seja, não tire conclusões precipitadas com base apenas nos títulos e se pergunte se aquilo não é uma piada ou um meme . A alta frequência de erros ortográficos em um texto é uma característica marcante em textos falsos, fique de olho!
  • Se ainda restarem dúvidas, você pode consultar especialistas da área. Professores, bibliotecários, pesquisadores e outros profissionais podem ajudar. Eles podem ajudar a identificar se a informação é verdadeira ou não.
  • Compartilhe apenas depois de checar os fatos. Lembre-se que as notícias falsas podem ter um caráter alarmante e que isso faz com que elas se espalhem ainda mais. Por esse e outros motivos, é importante ter responsabilidade ao divulgar informações.

Confira ferramentas que ajudam a detectar fake news:

Comprova: O Projeto Comprova é uma iniciativa colaborativa e sem fins lucrativos que reúne jornalistas de 42 veículos de comunicação brasileiros para descobrir e investigar informações suspeitas.

Fato ou Fake: Serviço de monitoramento e checagem de conteúdos duvidosos que esclarece o que é falso ou verdadeiro em mensagens disseminadas pelo celular e pela internet.

E-farsas: O objetivo é desmentir boatos que circulam na internet. Por isso, busca fontes confiáveis, realizando análises de imagens e vídeos, tentando entrar em contato com os portais que reproduzem a notícia ou com os próprios personagens da história

Lupa: é a primeira agência especializada em checagem de notícias no Brasil. Além disso, busca sensibilizar sobre a desinformação e seus riscos.

Projeto “Fake ou News?”

“Fake ou News?” é um dos quatro projetos desenvolvidos ao longo dos anos finais do Ensino Fundamental nos Colégios Maristas. Está relacionado à área das Ciências da Natureza e ocorre nas turmas de 8º ano, nas aulas do componente curricular Conexão XXI.

Assim, toda semana, os estudantes possuem uma aula, na qual desempenham diferentes atividades de pesquisa, análise e produção. A intenção é proporcionar vivências que contribuam para seu letramento científico e para sua formação integral.

O projeto pretende familiarizar os estudantes com a linguagem científica e tecnológica, bem como favorecer o letramento científico e a aprendizagem significativa. Assim, contribui para a formação de estudantes críticos, capazes de entender o mundo, realizar escolhas para o futuro e intervir na sociedade de forma consciente, democrática, ética e responsável.