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O direito à educação de qualidade para formar cidadãos conscientes e éticos 

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Você sabe o que realmente significa uma educação de qualidade? Além de ser preocupação de pais, educadores e comunidades, esse é um direito assegurado a todas as crianças e adolescentes, listado entre os objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Desenvolvimento Sustentável no mundo

A esse respeito, a cartilha da instituição coloca como meta “assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”. 

Ainda assim, o que de fato quer dizer isso pode ser algo bastante abstrato. Afinal, a percepção do que é um ensino qualificado varia de acordo com o ponto de vista social e cultural de cada um. No entanto, alguns aspectos têm se tornado universais para tal definição. 

Entenda quais são eles e muito mais! 

O que significa educação de qualidade? 

Com base nos princípios da ONU, como indica o documento que traça os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a educação de qualidade pode ser definida como aquela que proporciona a inclusão e igualdade social, voltada para o aprendizado contínuo, além do desenvolvimento de conhecimentos e habilidades para o sucesso na sociedade e no mercado de trabalho. 

Os pilares desse conceito podem ser destrinchados de maneira a torná-lo mais claro. Confira abaixo os aspectos com os quais a ideia de educação de qualidade se preocupa. 

Respeito aos direitos fundamentais 

Para uma educação de qualidade, é preciso que alguns direitos fundamentais estejam garantidos no ambiente escolar e na comunidade em que os estudantes estão inseridos. Isso inclui a proteção integral contra: 

  • violências físicas e psicológicas; 
  • limitações ao acesso a outras garantias como justiça, alimentação e saúde; 
  • quaisquer vieses discriminatórios que afetam o pleno exercício da cidadania; 
  • dificuldades estruturais, financeiras entre outras. 

Na legislação brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), publicado pela primeira vez em julho de 1990, corrobora com a defesa da população jovem e infantil perante as mazelas supracitadas. 

Relevância e pertinência 

Uma educação de qualidade pode trazer uma série de resultados positivos para estudantes, comunidades e para a sociedade como um todo. Algumas dessas possíveis consequências benéficas incluem: 

  • desenvolvimento de habilidades e competências; 
  • oportunidades de carreira profissional; 
  • melhoria da qualidade de vida; 
  • redução das desigualdades; 
  • inovação e progresso social. 

Equidade 

O pleno acesso à educação de qualidade requer que nenhuma diferenciação seja feita. Isso engloba atuar sobre questões: 

  • etárias, para que o ambiente escolar seja acolhedor para indivíduos de diferentes gerações; 
  • econômico-sociais por meio da oferta de ensino gratuito ou a baixo custo para os mais vulneráveis; 
  • étnico-racial com políticas e práticas antidiscriminatórias que abrangem a diversidade cultural; 
  • de gênero, eliminando vieses e limitações que afetem o ingresso em qualquer nível educacional com base nisso; 
  • relacionadas à proteção da pessoa com deficiência, assegurando sua inclusão na rede regular conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Nº 8.069/1990), mediante atendimento especializado e sua priorização em ações públicas de prevenção. 

Eficiência e eficácia 

Para garantir uma educação de qualidade, é necessário atender às necessidades específicas de cada comunidade e ambiente educacional. A eficiência e eficácia dos processos pedagógicos passam pela disponibilização de recursos — humanos, técnicos, físicos etc. Entre seus exemplos estão a: 

  • construção de unidades em número e dimensão para atender a todos; 
  • adaptação da infraestrutura escolar para a diversidade de estudantes; 
  • formação adequada para professores e demais educadores; 
  • tornar claro o posicionamento da instituição em relação a conduta e valores que compõem seu Ethos; 
  • oferta de materiais e ferramentas apropriados para cada etapa. 

Qual a importância do acesso à educação de qualidade? 

O acesso à educação de qualidade, direito humano e bem público, deve ser garantido a todos os cidadãos para a formação de: 

  • cidadãos conscientes e éticos, que realmente contribuem para a sociedade; 
  • pessoas capazes e produtivas que conseguem participar dos aspectos que compõem a vida de modo pleno; 
  • indivíduos independentes que aprendem e ensinam, dando continuidade ao processo de desenvolvimento. 

Como as instituições Maristas atuam para garantir uma educação de qualidade? 

As instituições Maristas atuam para proporcionar uma educação de qualidade como direito social fundamental. A abordagem pedagógica que caracteriza a entidade busca integrar diversos aspectos da formação dos indivíduos, como a dimensão afetiva, ética, social, política, cognitiva e religiosa.  

Por meio dessa abordagem, busca-se uma formação integral, que considera todos esses aspectos como fundamentais para o desenvolvimento de cidadãos conscientes e éticos. Para atingir tal objetivo, os Maristas fazem uso de: 

  • Escolas Sociais Maristas que fornecem educação integral e gratuita para estudantes em situação de vulnerabilidade, ampliando o acesso equitativo ao ensino qualificado; 
  • Projeto Educativo Evangelizador que guia a pedagogia desde questões técnicas, como aperfeiçoamento de espaços, ferramentas e professores, até aspectos globais, como acolhimento da diversidade e incentivo à criticidade para a formação cidadã; 
  • Projeto Interioridade voltado ao emocional de crianças ou adolescentes, apoiando seu autoconhecimento e oferecendo recursos de autoproteção para o enfrentamento de riscos; 
  • Projeto de Vida para que os jovens consigam atingir seus objetivos e se tornem autossuficientes em todos os pontos da vida adulta, ajudando suas comunidades com seus talentos; 
  • Projetos de Intervenção Social que permitem a atuação dos educandos em prol do desenvolvimento de soluções de bem-estar comum; 
  • Disciplina Conexão como componente curricular que visa o aprimoramento de competências alinhadas às demandas atuais e as perspectivas futuras, a fim de incentivar o protagonismo, a proatividade e a independência. 

A educação de qualidade não é só um caminho para o sucesso individual, a sociedade também depende dela para se desenvolver. Nesse sentido, esse direito universal ganha mais importância como formador de cidadãos conscientes e éticos. 

Sob essa perspectiva, os educadores maristas investem na observação, na investigação e na reflexão sobre a realidade, estimulando os alunos a adotarem um posicionamento crítico e a negociarem suas ideias. Entre em contato e agende uma visita nas escolas para saber mais sobre como trabalhamos essa questão! 

Resumindo 

Qual é o objetivo da educação de qualidade? 

A educação de qualidade visa promover o acesso tanto inclusivo quanto equitativo de todos. Essa educação é relevante e eficiente para que os estudantes se tornem cidadãos autossuficientes, capazes de contribuir com a sociedade justa. 

O que é necessário para uma educação de qualidade? 

A educação de qualidade depende de: 

  • infraestrutura adequada; 
  • meios, recursos e ferramentas relevantes; 
  • educadores preparados; 
  • projetos pedagógicos alinhados à realidade; 
  • abordagens que considerem o ser humano de forma integral; 
  • acesso equitativo e inclusivo.