A escola é um espaço que possui um papel importante no desenvolvimento de um indivíduo. Começando na infância, esse ambiente proporciona marcos importantes de socialização, experimentações e descobertas. Com o passar dos anos, o ambiente escolar e a educação formal ocupam um papel relevante na vida de jovens e crianças.
A instituição de ensino deve possibilitar ao estudante o contato com conhecimentos diversos, que abrangem tanto os conhecimentos historicamente construídos quanto os valores éticos, morais e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
A formação integral do sujeito, que abrange sua subjetividade e individualidade e seu papel como cidadão, é uma base e diferencial da educação Marista. Continue a leitura deste conteúdo para conhecer mais sobre a história dos colégios Maristas, seus ideais e diferenciais.
Conheça a história do Marista
A trajetória dos Colégios Maristas começou em 1817, quando Marcelino Champagnat fundou o Instituto Marista, na França. Seu sonho e desejo era levar educação e evangelização a jovens e crianças em vulnerabilidade social.
Graças a sua conexão com a espiritualidade e profunda fé, Champagnat tinha a vontade de unir educação a uma formação que se baseasse em valores como respeito ao próximo e solidariedade.
Hoje, o Marista marca presença com cerca de 600 instituições espalhadas em cinco continentes ao redor do mundo, tanto na forma de colégios como unidades administrativas, editoras, centros de comunicação, escolas sociais, universidade e mais, atuando na área da educação e da saúde. No Brasil, as 98 unidades de Educação Básica Maristas atendem a quase 100 mil crianças, jovens e adultos.
Educação Marista: base da formação integral
No Marista, o ensino de qualidade anda lado a lado com os valores institucionais. Nesse sentido, faz parte da Educação Marista ter uma vivência pedagógica entrelaçada com ideais humanistas, solidários e éticos, sem se esquecer do contexto presente e a conexão com os novos tempos.
O principal propósito da educação Marista é permitir o desenvolvimento de conhecimentos e formar cidadãos plenos de confiança, autoestima e autonomia, éticos, comprometidos e engajados na sociedade.
Isso se dá por meio de uma formação essencialmente humana, que abrange não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também o esportivo, cultural e espiritual. Com isso, as unidades Maristas têm como sua essência serem catalisadores de uma educação transformadora.
A importância da formação integral e do desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais na escola também é fundamentada pela psicologia e a neurociência.
Trabalhos como o do psicólogo e escritor americano Daniel Goleman, autor do best-seller ‘Inteligência Emocional’, destacam como a neurociência comprova os benefícios do bem-estar emocional e do desenvolvimento de competências emocionais e sociais no desempenho cognitivo e na criatividade
Na publicação, Goleman discursa sobre como a neurociência já comprovou que o bem-estar emocional e o desenvolvimento de competências emocionais e sociais têm efeitos benéficos no desempenho cognitivo e no aumento da criatividade.
Paralelamente, isso ajuda alunos a conviverem melhor, a cooperar e tomar decisões mais conscientes, o que colabora para evitar, também, situações de violência, bullying, preconceito e sofrimento emocional.
A pesquisa de Goleman também enfatiza a importância do desenvolvimento dessas habilidades desde a Educação Infantil, aproveitando a receptividade dos circuitos neurais nessa fase
Assim, uma educação que permite um desenvolvimento mais integral dos estudantes e se compromete a fortalecer competências socioemocionais é benéfica para formação do indivíduo no presente e no futuro, já que prepara jovens e crianças para serem cidadãos plenos, curiosos e felizes.
A proposta pedagógica Marista
Conforme abordado, a proposta pedagógica Marista une a excelência do desenvolvimento de competências acadêmicas e saberes para a vida, a aprendizagem digital conectada aos nossos tempos, o despertar de atividades culturais, artísticas e esportivas com o acolhimento, convivência e socialização baseadas nos valores Maristas.
Da Educação Infantil ao Ensino Médio, jovens e crianças desenvolvem valores e são estimulados a interagir, criar, experimentar e descobrir saberes de forma significativa. Ao mesmo tempo, desenvolvem autonomia, empatia e respeito às diferenças.
Os Colégios Maristas têm o desejo de colaborar positivamente para a sociedade por meio de uma educação transformadora, visando promover a formação de cidadãos justos, solidários e éticos.
Para isso, a educação Marista se orienta com base no propósito de aproximar pessoas e criar um ambiente de união, respeito, acolhimento e cuidado.
Marque uma visita, venha conhecer nossos ambientes de aprendizagem e conversar com a gente!
Comments are closed.