Marista Lab

Festa junina: brincadeiras e atividades para se divertir em casa

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Veja ideias para aproveitar o São João e comemorar com amigos e familiares, mesmo que à distância

Com a chegada do inverno, um dos momentos mais esperados pelas crianças é a festa junina. E não é à toa, né? Além das danças, músicas e brincadeiras típicas, quitutes juninos feitos à base de milho e doces com amendoim costumam agradar muito o paladar dos pequenos.

Mesmo que nesse momento as festas coletivas não possam ser realizadas, selecionamos algumas ideias de brincadeiras para não deixar a data passar em branco. A professora de Música do Colégio Marista Anjo da Guarda, Andréa Bernardini, conta uma história curiosa: as notas musicais que conhecemos hoje (dó, ré, mi, fá, sol, lá e si) foram batizadas partindo de um texto sagrado em latim do hino a São João Batista, um dos santos homenageado nas festas juninas, ao lado de São Pedro e Santo Antônio.

Confira algumas sugestões de atividades juninas para brincar e se divertir em casa:

Quadrilha em casa:

Dança e música não podem faltar quando falamos em festa junina. Para isso, abram espaço na sala para criar uma pista de dança onde o que vale é a diversão. Dá para ensinar aos pequenos passos simples como “olha o túnel”, em que duas pessoas juntam as mãos para formar o túnel e os outros passam embaixo, e o “caracol”, em que, depois de formar uma roda, uma das pessoas puxa os outros, formando um caracol.  Veja algumas músicas juninas cantadas pela professora Andréa Bernardini.

Bandeirinhas: 

Com folhas coloridas ou de uma revista ou jornal, é fácil recortar várias bandeirinhas e montar um varal com elas. Depois é só pendurar no local escolhido. Com as bandeirinhas, podemos montar uma sequência de cores, formas e tamanhos diferentes para decorar a casa.

Histórias juninas:

Relembrar datas marcantes pode ser uma ótima maneira de contar histórias e reviver um momento. Vocês podem se reunir em família, olhar fotos de celebrações passadas e trazer à tona as melhores memórias. Também pode ser uma oportunidade de os pais compartilharem algum fato curioso que viveram quando eram crianças. Uma dica é convidar amigos para também compartilharem fotos e conversarem, via tela, compartilhando experiências.

Curiosidades:

Uma forma interessante de comemorar a data é também abordar o aspecto educativo. É possível, por exemplo, fazer uma lista dos alimentos típicos da festividade, como o milho, e pesquisar em conjunto de onde vem essa tradição. A atividade pode ser proposta para familiares e amigos que, juntos, reúnem outras curiosidades. É uma ótima maneira de aproveitar um momento divertido para trabalhar a formação do repertório cultural das crianças. 

Receitas:

Que tal propor para que a família de cada amigo faça uma receita de festa junina? Vocês podem compartilhar o modo de fazer, quais ingredientes foram usados e até mesmo algum segredinho que torna a preparação do prato melhor. As crianças adoram ajudar a preparar receitas, e com certeza, será um momento de união e muito aprendizado. 

Plantar: 

A semente de milho é algo de fácil cultivo. Essa proposta traz o aprendizado de como germinar um dos principais alimentos da festa junina. Mesmo que você não tenha espaço para cultivar um pé de milho até que ele dê frutos, quando acabam de germinar, podem decorar a casa e, para quem tem gatos, servem também como petiscos. 

Diferentes comemorações:

Mesmo que tenha características semelhantes, a festa junina é comemorada de forma diferente nas diversas regiões do país. Que tal pesquisar sobre a origem multicultural dessa festividade? Para isso, uma dica é assistir vídeos de festas de lugares distantes de onde você mora, observar e, depois, promover uma roda de conversa sobre as diferenças e semelhanças observadas. 

Trajes típicos:

A vestimenta junina é algo que costuma empolgar muito as crianças. Uma sugestão é propor para um grupo de amigos caprichar no figurino e combinar um dia de festa para que todos se divirtam juntos. Neste processo, é possível trocar algumas ideias sobre maquiagem junina, como fazer um penteado diferente e, para os mais prendados, até mesmo incrementar algum detalhe da roupa ou do chapéu. Para a roupa, não é necessário comprar algo pronto, uma dica é aproveitar os dotes manuais para customizar um vestido que já existe com laços, fitas e tule e colocar alguns remendos coloridos em uma calça jeans e pronto, a fantasia está feita!

Os comentários estão desativados.