Adolescência

O que fazer com seus filhos nas férias?

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Período de descanso pode ser aproveitado de muitas formas pelas famílias

A chegada das férias exige algumas adaptações para que a família possa se adaptar aos horários mais livres e sem tantas atividades programadas. Mesmo que seja um momento para descansar e renovar as energias para o ano que se aproxima, recomenda-se manter alguns hábitos que vão ajudar a gerenciar o tempo de forma mais tranquila e saudável.

É importante lembrar que as férias são um período para relaxar e aproveitar o tempo na companhia de família e amigos, seja em viagens ou em casa. A coordenadora de Educação Infantil do Colégio Marista Paranaense, Sibele Maria Dal Col Guimarães, aconselha os pais a usarem a criatividade para inventar novas brincadeiras, passeios culturais, visita aos amigos ou atividades diferenciadas.

Nesse sentido, Sibele propõe uma “rotina de férias”, mais flexível do que a dia a dia, mas que considera algumas necessidades das crianças, principalmente as menores, como os hábitos de alimentação e descanso. “Isso significa que, para os pequenos, uma certa rotina ajuda a tornar a vida mais tranquila, organizada e previsível, pois assim elas conseguem se adaptar melhor aos novos ambientes sentindo-se mais seguras e podendo aproveitar o melhor as férias”, afirma.

Confira algumas ideias para garantir a diversão nas férias:

1. Cozinhar
Preparar receitas fáceis com a ajuda das crianças é uma boa oportunidade de integrá-las às atividades de casa. Os filhos podem participar desde a escolha do que fazer, passando pela seleção dos ingredientes, até pôr a mão na massa para fazer biscoitos, sanduíches, pizzas e o que mais a imaginação permitir.

2. Fazer piquenique
Escolher um parque bonito e arrumar a uma cesta de piquenique é uma ótima pedida para aproveitar um dia de sol e reunir a família. Para aproveitar ainda mais, dá pra levar bicicleta, patinete ou patins para as crianças se divertirem ainda mais.

3. Plantar
Mesmo para quem mora em apartamentos, é possível preparar uma hortinha na varanda, por exemplo. As crianças adoram mexer com a terra e ter uma plantinha para cuidar ensina sobre responsabilidade e cuidado.

4. Fazer bolinhas de sabão
Outra atividade ao ar livre que sempre faz sucesso são as bolinhas de sabão. Além das tradicionais, que já vem prontas, dá pra fazer a mistura em casa e confeccionar moldes com arame ou barbante para fazer bolhas gigantes.

5. Inventar um brinquedo
Reaproveitando materiais que todos têm em casa, como papéis, rolos de papel higiênico, retalhos de tecido e garrafas pet é possível criar os mais variados brinquedos. Uma boa chance de exercitar a criatividade e o talento manual para dar forma à imaginação.

6. Escrever um livro
Com algumas folhas de sulfite dobradas ao meio e grampeadas, é possível criar um pequeno livro em branco que pode ser colorido, desenhado e escrito pelo seu filho. Se a criança ainda não souber escrever, a família pode ajudar colocando no papel o texto da história.

7. Contar histórias
Crianças adoram ouvir histórias. Como parte da rotina, dá para incluir um momento do dia para a contação de histórias. Além da leitura de livros, a mãe e o pai podem narrar aventuras da sua própria infância, lembrando de fatos divertidos para compartilhar com os filhos.

8. Dar banho nos brinquedos
Que tal aproveitar o calor para brincar com água? Especialmente nesses dias, as crianças podem usar bacias para lavar os brinquedos. Além de ser uma atividade que elas gostam muito, ensina sobre responsabilidade com os seus objetos.

9. Acampar dentro de casa
Fazer cabaninhas de lençol, com almofadas no chão, é o ambiente perfeito para uma brincadeira que entretém as crianças por bastante tempo. É ideal para aqueles dias chuvosos, quando fica mais difícil de sair de casa.

10. Visitar parques e praças
Fazer um roteiro turístico na própria cidade é uma boa forma de conhecer mais sobre o seu entorno e ainda aproveitar o tempo junto à natureza. É uma boa oportunidade de observar as árvores, os pássaros e explorar lugares desconhecidos