Marista Lab

Veja como o uso da tecnologia na educação pode ser benéfico

Pinterest LinkedIn Tumblr

A tecnologia já está presente em vários aspectos da nossa vida cotidiana. No trabalho, nas atividades de lazer, até mesmo na maneira como nos alimentamos ou nos locomovemos, a tecnologia vem promovendo fortes transformações. É natural, portanto, que exista também um impacto da tecnologia na educação.

Vale a pena observar que o uso da tecnologia na educação não é o simples resultado de uma busca por acompanhar as novidades. Ele é importante e, se for conduzido adequadamente, tem o potencial para trazer benefícios significativos ao processo de ensino e aprendizagem.

Por esse motivo, existe uma vantagem para os estudantes de instituições que incluem tecnologia no seu projeto pedagógico. São crianças e jovens que vão aproveitar melhor a experiência dentro da escola, além de sair mais preparados para as demandas reais da vida adulta.

Importância do uso da tecnologia na educação

O uso da tecnologia na educação tem importância em dois âmbitos. O primeiro é o âmbito do impacto imediato, sobre a própria educação. O segundo é o âmbito do impacto indireto sobre o desenvolvimento de competências necessárias em outras esferas da vida, especialmente na fase adulta.

No âmbito do impacto imediato sobre a educação, a tecnologia é um propulsor. Ela impulsiona o processo de ensino e aprendizagem. Esse impulso se concretiza de várias formas, mas, de maneira geral, está associado com o aumento do engajamento dos alunos e a melhoria da qualidade das aulas.

No âmbito do impacto indireto sobre o desenvolvimento de competências, o contato com a tecnologia permite que os alunos sejam alfabetizados nessa nova linguagem, tenham um letramento digital. Entre as competências desenvolvidas, está a capacidade de lidar com o fluxo de informações em grande volume e velocidade, que é característico da sociedade digital.

Benefícios do uso da tecnologia na educação

Agora, vamos abordar mais especificamente os benefícios da tecnologia na educação, considerando o âmbito de seu impacto imediato, que traz efeitos positivos para a própria educação.

Como você já viu, a tecnologia é um propulsor, que aumenta o engajamento dos alunos e melhora a qualidade das aulas. Assim, torna o processo de ensino e aprendizagem mais efetivo. Vamos entender como isso acontece.

Tornar as aulas mais atrativas

Para crianças e jovens que nasceram e cresceram expostos à tecnologia, integrar recursos tecnológicos com a aula é uma forma de torná-la mais atrativa. Isso demonstra que a sala de aula não é um espaço à parte da realidade do aluno.

A inclusão de outros formatos como tablets, ebooks, mapa digital interativo ou boletim através de aplicativo no smartphone não é uma ruptura. Ao contrário: é uma adaptação necessária.

Colaborar para um ensino mais bem-sucedido e relevante

Trazer a tecnologia para a sala de aula de fato torna o espaço mais atrativo, mas não o afasta do seu propósito. Pelo contrário, essa é uma excelente forma de transformá-lo em um ambiente de ensino ainda mais bem-sucedido.

Entre as maneiras pelas quais a tecnologia aumenta o potencial de sucesso do processo de ensino está a personalização.

Em sala de aula, o professor pode não ter condições de atender às necessidades particulares de cada aluno. Porém, a tecnologia cria um canal para que aluno e professor se comuniquem de forma mais próxima. Ela também possibilita que os estudantes se comuniquem entre si, formando uma comunidade de apoio no progresso dos estudos.

Além disso, com a tecnologia, os professores conseguem aproximar a teoria ensinada nas salas de aula das aplicações práticas no mundo real. Dessa maneira, ainda que os conteúdos abordados sejam os mesmos, eles são contextualizados de uma nova forma, que ressalta sua relevância.

Um dos exemplos dessa aproximação pode ser visto nas atividades extracurriculares.

Em uma aula de robótica ou de programação, os alunos percebem como os conceitos matemáticos podem ser aplicados para criar máquinas e softwares úteis para a sociedade.

Já em um fab lab – um laboratório com ferramentas como impressoras 3D, que permitem criar projetos e protótipos – os alunos descobrem que é importante pensar em questões ambientais estudadas na geografia ao desenvolver novos produtos.

Promover o contato com conteúdos de maneira interativa

O uso de tecnologia na educação possibilita mudar o modelo de ensino para que, em vez de aulas puramente expositivas, os alunos tenham um contato interativo com os conteúdos abordados.

Imagine, por exemplo, uma aula de química. Em vez de ouvir passivamente sobre reações, os alunos podem ver como elas acontecem, realizando experiências em laboratórios virtuais. É uma atividade completamente segura, que eles podem explorar com liberdade.

O contato interativo com os conteúdos é especialmente importante para alunos que têm dificuldades para aprender somente no plano abstrato. Essa é uma dificuldade muito comum, que se apresenta para a maioria das crianças e dos jovens em algum momento. 

Uma abordagem mais prática, ainda que virtual, pode ser a chave para superá-la.

Também vale a pena notar que esse benefício está relacionado aos anteriores. Quando o contato com conteúdos é interativo, a aula se torna mais atrativa e o ensino, mais relevante.

Promover o protagonismo dos alunos

A tecnologia também ajuda a colocar os alunos em uma posição de maior protagonismo em seu próprio processo de aprendizagem. Em uma sala de aula com recursos tecnológicos, os alunos tornam-se mais autônomos, menos dependentes das explicações do professor.

Isso não significa que o professor deixe de ter um papel fundamental no ensino. No entanto, ele não domina a experiência. Em vez de ser o único responsável, ele passa a ser um coautor, que atua principalmente na orientação dos alunos ao longo de sua jornada.

Estimular a produtividade dos alunos

Produtividade é uma preocupação muito presente na vida profissional dos adultos. No entanto, por algum motivo, raramente somos preparados para ela durante a juventude. Na vida escolar, os alunos podem ser ainda mais estimulados a buscar formas de aumentar sua produtividade.

A tecnologia é uma ferramenta de apoio para oferecer esse estímulo. Não basta contar com recursos tecnológicos para ser produtivo, mas elas podem apoiar as estratégias de produtividade.

Que tal um exemplo prático?

A tecnologia ajuda a coletar dados e gerar relatórios de desempenho avançados sobre os alunos. Com esses relatórios, cada criança ou jovem pode direcionar seus estudos para os tópicos específicos em que têm mais dificuldades. Dessa forma, é possível otimizar o tempo disponível e obter resultados mais rapidamente.

Tendo em vista as formas pelas quais a tecnologia pode impactar positivamente a educação, esse é um dos fatores que você deve analisar ao escolher a instituição de ensino ideal para seus filhos.

Os Colégios Maristas entendem a importância e os benefícios do uso de tecnologia na educação. O acesso a um modelo de educação no qual a tecnologia tem seu papel constitui uma vantagem para crianças e jovens. Esses estudantes irão aproveitar melhor a experiência dentro da escola e sair mais preparados para as demandas reais da vida adulta.

Por isso, um dos diferenciais dos Colégios Maristas está na maneira como a tecnologia é integrada com o projeto pedagógico, por meio da implementação de plataformas digitais. Essas plataformas são um elemento de apoio à didática no ensino.

Conheça mais sobre as tecnologias educacionais adotadas nos Colégios Maristas.

Os comentários estão desativados.