Adolescência

Chat GPT: 7 formas de usar a inteligência artificial para estudar para o vestibular

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Para os alunos que estão no último ano do Ensino Médio, se aproxima um dos grandes desafios da vida escolar: o vestibular. Nesta hora, o Chat GPT pode ser um aliado no estudo. A ferramenta pode ajudar a organizar tabelas de estudo, formular questões a partir de palavras-chave e procurar perguntas e respostas de provas anteriores. 

No entanto, é preciso lembrar que o Chat GPT não deve ser utilizado como única fonte de estudo.

“Antes de mais nada, é preciso ter responsabilidade com o uso. Com cautela, a ferramenta pode ser útil para identificar os pontos que precisam ser revisados e conhecer novos assuntos, por exemplo”, afirma a coordenadora de Tecnologias e Transformação Digital do Colégio Marista Brasília, Larissa Victório. 

Também é preciso ter cautela e atenção ao usar o Chat GPT para o estudar para o vestibular, uma vez que as informações devem ser checadas. “É preciso checar a veracidade, a fonte e se a informação é atual. Isso evita a criação de fake news e propagação de desinformação”, alerta a coordenadora. 

O que é Chat GPT 

O Chat GPT é um robô virtual capaz de interagir com seres humanos. Ainda que robôs semelhantes já existissem antes, a diferença é que a tecnologia agora se tornou fácil de usar e gratuita. Criado pela empresa Open AI, emprega algoritmos de Machine Learning que processam a linguagem, o que dá um tom mais realista à interação. 

Primeiramente, é preciso ter em mente que essa nova tecnologia deve ser utilizada com cautela e atenção. Por outro lado, não há como negar que a inteligência artificial é um excelente gerador de conteúdo e reprodutor de contextos, que pode ser útil em alguns momentos.  

Confira 7 formas de usar a inteligência artificial para estudar para o vestibular: 

1. Revisar os últimos vestibulares: uma das funcionalidades do Chat GPT é saber os assuntos mais cobrados nos últimos vestibulares. Logo, você pode estudar e praticar perguntas e respostas de provas anteriores. Porém, é preciso lembrar que os dados são disponíveis até 2021. 

2. Praticar respondendo a perguntas: muitos vestibulares têm um formato padronizado e tipos específicos de perguntas. Ou seja, você pode usar o bate-papo GPT para responder a essas perguntas e obter feedback sobre suas respostas. 

3. Obter explicações para conceitos difíceis: Se você está lutando para entender um determinado conceito, pode usar o bate-papo do Chat GPT para obter uma explicação clara.  

4. Criar tabelas de estudo: para isso, basta inserir os tópicos que deseja e a ferramenta irá gerar uma lista sobre o assunto escolhido. Para melhores resultados, elabore uma boa pergunta, como, por exemplo: “crie um guia de estudos em biologia molecular para o terceiro ano do ensino médio com 3 links de vídeo e 10 links de texto em cada tema”. 

5. Testar seus conhecimentos: além de outras funcionalidades, o Chat GPT pode ser usado para testar seus conhecimentos e auxiliar a identificar áreas em que você precisa melhorar.  

6. Elaborar listas de exercícios: você também pode criar quizzes e listas de estudos com base em um texto especificado como referência no Chat GPT. 

7. Saber elaborar as perguntas: o Chat GPT funciona a partir de uma lógica de matemática, programação e machine learning. Portanto, em vez de fazer perguntas diretas, utilize critérios bem definidos de temas, contextos, estilos e objetivos.