Palavra do Especialista

Como compreendemos os emojis?

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

As figurinhas são capazes de transmitir emoções de forma muito mais eficiente do que as palavras

Para expressar alguma emoção ou sentimento em mensagens de WhatsApp não é preciso escrever sequer uma palavra. Os emojis são capazes de transmitir emoções de forma muito mais eficiente do que uma frase. Mas como isso funciona? As carinhas são interpretadas como imagens ou palavras?

Para descobrir, pesquisadores do Instituto de Estudos Alemães da Ruhr-Universität Bochum, pediram para voluntários lerem textos com emojis e medirem o tempo de leitura com precisão. Acontece que demoramos mais para ler quando a mensagem inclui as figurinhas. A compreensão do emoji consiste em duas etapas: primeiro a imagem é interpretada e, em seguida, a palavra é compreendida.

Afinal, o que significa emoji?

Emoji são pequenos ícones de imagem originados no Japão: o “e” japonês significa imagem, “moji” significa palavra. Existem centenas de figuras que podem ser utilizadas para expressar quase qualquer coisa, desde comidas e animais até sentimentos e emoções.

Uma recente pesquisa realizada pela Emojipedia, plataforma que se dedica a estudar e analisar o uso e a criação de emojis nas redes sociais, divulgou que a figurinha mais utilizada em 2021 foi a carinha de choro, seguida da risadinha.

Por que utilizamos emojis?

As imagens que podem ser escolhidas para substituir as palavras fazem parte da comunicação não verbal e estão mudando a forma como nos expressamos. A coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Marista Paranaense, Claudia Martins de Souza, lembra que os adolescentes adoram simplificar as palavras e a comunicação escrita.

 “Utilizam muitas abreviações, que na verdade foram criadas para este tipo de comunicação. Os emojis entram na conversa para marcar alguma fala que querem destacar, para fazer piada”, lembra. 

Diferente da palavra escrita, o emoji tem o papel de tornar uma conversa mais leve e animada, principalmente entre amigos. Por isso, ressalta a coordenadora, é um recurso muito utilizado também para facilitar a expressão de sentimentos entre os adolescentes.