Palavra do Especialista

Conheça os benefícios dos brinquedos STEM

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Os brinquedos STEM ajudam com a consciência espacial, melhorando a paciência, o foco, a imaginação e a criatividade

A ideia de ajudar as crianças a aprender enquanto brincam não é nova, mas os brinquedos STEM trazem algo diferente: são projetados com foco específico em ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática. Embora exemplos como o Lego e o cubo de rubik já existam há décadas, agora é possível criar os próprios brinquedos em casa, aplicando conceitos aprendidos na escola. 

“Os brinquedos STEM ajudam com a consciência espacial, melhorando a paciência, o foco, a imaginação, a criatividade, a resolução de problemas e o trabalho em equipe”, explica o professor de Física do Colégio Marista Anjo da Guarda, Bruno Bueno. 

Entre os que são encontrados na maioria das casas estão os quebra-cabeças, blocos de construção, kits de química, brinquedos robóticos, jogos de números, entre muitos outros. 

Como surgiu o STEM?

O conceito de STEM é um termo em inglês que representa um sistema de aprendizado que agrupa as disciplinas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Mais recentemente, “arte” foi adicionado, transformando STEM em STEAM, representando o lado criativo do cérebro. 

Fundamentalmente, os seres humanos não nascem com as habilidades STEAM a bordo, nós as aprendemos e melhoramos à medida que envelhecemos. E começar esse aprendizado ainda na infância torna essa meta mais possível. Especialmente no caso de ciências e matemática, o contato com esses conceitos também reduz a chance da criança ter “medo de números”.  

Veja porque esses brinquedos são recomendados para as crianças:

1. Rompe com a ideia de que STEM é difícil

As crianças aprendem por meio do contato com ideias e conceitos que moldam seus interesses e aspirações futuras. É importante protegê-los de pontos de vista que contradizem suas capacidades. Por exemplo, se o pai ou a mãe é avesso a um determinado tópico, o filho também pode ser influenciado neste sentido. Isso pode ser evitado introduzindo brinquedos de aprendizagem STEM. Desta forma, as crianças percebem que podem compreender ideias relacionadas a matemática e ciências, aumentando a sua autoconfiança e interesse por essas áreas.

2. Melhora capacidade de resolução de problemas

Os brinquedos STEM estimulam o pensamento e melhoram o aprendizado cognitivo em um ritmo acelerado. As crianças são encorajadas a pensar de forma independente e usar sua inteligência para superar obstáculos. Esses brinquedos educativos apresentam desafios únicos e incentivam as crianças a encontrar soluções. 

3. Torna a aprendizagem divertida 

Os brinquedos STEM associam conceitos de aprendizagem complexos de tecnologia, matemática e ciências com ideias simples que podem ser facilmente compreendidas pelas crianças. Isso torna o processo de aprendizagem mais interessante. As crianças são capazes de se identificar com os problemas como uma oportunidade de aprendizagem e carregam isso com elas para a vida toda.

4. Incentiva a criatividade

Por meio dos brinquedos STEM, as crianças são incentivadas a pensar em ideias originais e a tomar decisões criativas. Essas atividades apresentam várias opções, cada uma trazendo um resultado diferente, estimulando a criança a fazer escolhas com autonomia. Assim, são incentivadas as habilidades de pensar criticamente e ter uma visão mais ampla sobre as suas próprias ações.

5. Melhora a coordenação motora

Além de serem bons apenas para a mente e o cérebro, os brinquedos STEM melhoram a coordenação mão-olho e as habilidades motoras de maneira significativa. Quanto mais as crianças estão expostas a atividades como essa, mais fortes e confiantes elas ficam. Por isso, é interessante começar com essas atividades quando ainda são pequenos, aproveitando o aspecto lúdico que esses brinquedos apresentam.

Veja dicas de como fazer brinquedos STEM em casa:

Foguete

Primeiro, desenhe dois foguetes em uma folha de papel sulfite e peça para a criança colorir. Cada desenho será um lado do foguete. Cole as extremidades do foguete, deixando o interior aberto. Posicione a parte de baixo em um canudo retornável. A brincadeira acontece soprando o canudo e “lançando” o foguete no ar.  As crianças adoram ver o quão longe conseguem soprar os seus foguetes e se divertem experimentando ângulos diferentes.

Jangada

Construir uma jangada que realmente flutue é um ótimo desafio STEM para as crianças. Para fazer essa atividade, basta juntar alguns gravetos e os colar, lado a lado, com cola quente. Depois, faça uma vela utilizando um retalho de tecido cortado em formato de triângulo. Prenda-o em um graveto e cole sobre a base, depois que estiver seca.

Labirinto

Esta é uma forma diferente de criar um labirinto usando Lego. Pegue uma placa base e posicione os blocos de forma que crie um labirinto. Decida onde fica o começo e a chegada e, usando uma bolinha de gude, proponha que a criança faça o percurso. 

Ponte

Primeiro, convide o seu filho para pesquisar sobre tipos de ponte e decidam um modelo para seguir. Para fazer, você vai precisar de um pacote de palitos de sorvete e cola quente. Depois de decidir qual formato a ponte terá, una os palitos com cola para formar a base e a estrutura, incluindo colunas. Lembre que o projeto deve ficar resistente o suficiente para sustentar algo, como um pacote de arroz de 1 quilo.

Os comentários estão desativados.