Palavra do Especialista

Filhos: como lidar com o medo da Covid-19?

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Mudanças na rotina podem gerar sentimentos de medo e ansiedade. Veja dicas de como ajudar

Passado mais de um ano de pandemia, todos fomos afetados por mudanças e ajustes inevitáveis na rotina. Quando falamos de crianças, essas transformações no cotidiano, que incluem incertezas, isolamento e a mudança de hábitos diários, podem influenciar bastante as suas emoções e gerar sentimentos como o medo e a ansiedade.

Uma conversa honesta e precisa com seus filhos sobre Covid-19 pode ajudá-los a entender o que está acontecendo. É uma maneira de aliviar alguns de seus medos, fazer com que se sintam seguros e apoiá-los a começar a enfrentar a situação. 

“Dentre os medos que tenho visto com maior frequência está o de levar o vírus para casa, com o medo de passar para algum parente que tenha alguma comorbidade”, conta o psicólogo e orientador pedagógico do Colégio Marista Santa Maria, Andre Luis Miranda Scelza. 

Como identificar se o filho está sentindo medo de algo?

É sempre muito importante que os pais estejam atentos às mudanças de comportamento dos filhos. Muitas vezes, são parte do desenvolvimento e não precisam necessariamente significar problemas, mas, conhecendo suas características pessoais, é possível discernir. 

O melhor caminho para lidar com essa questão é o diálogo, fazendo perguntas ou proporcionando momentos de discussão sobre o assunto, sempre que uma oportunidade surgir. Essas ocasiões podem vir ao assistir uma notícia na televisão, por exemplo, ou mesmo trazer a reflexão para o cotidiano da família. Esse diálogo é válido para todas as idades, desde os pequenos até os adolescentes, o que vai variar é a forma como os assuntos serão abordados. 

“Para crianças menores, é importante que utilizemos termos mais simples e um raciocínio mais concreto. Sem muitas analogias mais complexas. Com os adolescentes, já podemos avançar mais na abstração e na subjetividade”, explica o psicólogo.

Confira passos importante para ajudar as crianças a lidarem com o medo:

– Lembre que o medo é importante: O medo nos faz refletir sobre estratégias para lidar com os problemas. Assim, os pais precisam demonstrar aos filhos como se faz diante de algo que provoque o medo. 

– Converse sobre o que seus filhos acham que vai acontecer: Com isso, reflitam sobre como eles acham que podem lidar com uma situação específica. Assim, é possível encontrar a melhor solução no momento: o enfrentamento ou uma retirada estratégica para enfrentar o problema depois. 

– Ensine os seus filhos a lidarem com a situação: Cada situação terá suas particularidades, mas o importante é que aprendam que podem lidar com isso. Se não conseguirem sozinhos, podem sempre pedir ajuda a alguém em quem confiem.

– Seja sincero: Se você não souber a resposta para uma pergunta, seja honesto. Deixe-os saber que existem muitos boatos e informações falsas e que você os ajudará a identificar quando uma notícia não for verdadeira. Se for apropriado para a idade, é possível mostrar a eles como fazer pesquisas em sites confiáveis.

Os comentários estão desativados.