Leitura - 3min

Os benefícios da escola em período integral para alunos e famílias

Melhora do rendimento e organização do tempo são algumas das vantagens proporcionadas pelo período ampliado

A expressão ‘educação integral’ comumente leva ao pensamento sobre o tempo em que o aluno fica na escola. Contudo, significa muito mais do que isso. O período integral oferece a extensão do tempo em turno e contraturno escolar, ou seja, durante metade do dia, os alunos estudam as disciplinas do currículo básico, como Português e Matemática, e o outro é utilizado para atividades extracurriculares de múltiplas aprendizagens, como inglês, artes ou esportes.

A finalidade da proposta é reorganizar os espaços de aprendizagem, incluindo no currículo atividades que auxiliem no desenvolvimento intelectual, físico, cultural e social do estudante.

Estudar em período integral é uma grande oportunidade para o aluno, acredita a coordenadora do Período Integral o e Estendido do Colégio Marista Santa Maria, em Curitiba (PR), Josiane Miara Barbosa. Por isso, ressalta, é importante que os pais compreendam que estão proporcionando o que há de melhor para seus filhos. “É preciso entender que, no contraturno, são oferecidas propostas dinâmicas, planejadas para desenvolver as habilidades e potencializar os conhecimentos”, explica Josiane.

Conheça os cinco principais benefícios da escola integral:

1 – Aumenta o rendimento escolar

Na aprendizagem, é uma oportunidade para retomar e aprofundar os conteúdos estudados, o que com certeza será um diferencial para o aproveitamento acadêmico. A organização e a rotina necessárias para a aprendizagem e desenvolvimento, são aspectos que se potencializam.

2 – Ressignificação do tempo escolar

Aproveitar melhor o tempo em família é outra vantagem gerada pelo período integral. Pode parecer estranho pensar que o aluno que permanece mais tempo na escola desfruta mais da companhia familiar. Mas quando o estudante fica na escola, realiza todas as suas atividades escolares nesse período, podendo usufruir de um tempo de qualidade, à noite, com sua família.

3 – Prática de atividades extracurriculares

No contraturno os alunos participam de atividades esportivas e culturais, aprendem a língua inglesa, participam de projetos de investigação e realizam a lição de casa. Nesse período também podem participar de projetos voltados à alimentação saudável, envolvendo horta e culinária, além de terem a oportunidade de conviver e se relacionar, desenvolvendo habilidades sociais.

4 – Melhor aproveitamento de tempo ocioso

É preciso entender que, no contraturno, os alunos são envolvidos em propostas dinâmicas, planejadas para desenvolver as habilidades e potencializar os conhecimentos. Quando ficam em casa, é muito comum as crianças se entreterem com as “babás eletrônicas”, ou seja, tabletes, celulares, computadores e televisão, o que pouco contribui para o seu desenvolvimento social. Já na escola, têm a possibilidade de conviver e de compartilhar momentos significativos para a sua aprendizagem, junto aos amigos e professores, num ambiente acolhedor e seguro.

5 – Autogestão do tempo

A longo prazo, estudar em período integral será um diferencial na vida do aluno, que saberá se organizar e auto-gerenciar o seu tempo e seus estudos, se tornando protagonista da sua aprendizagem. Em vista de todos esses benefícios, estudar em período integral é uma grande oportunidade para desenvolver habilidades importantes para a vida, como determinação, organização, persistência e foco.

Noticias Relacionadas:

Outras noticias relacionadas à: Comportamento

Deixe aqui suas sugestões, elogios ou críticas