Adolescência

Dicas para vestibular e Enem: Filosofia

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Temas como ética, política, epistemologia e estética são sempre cobrados

Muitas vezes, na hora de estudar para o vestibular ou Enem, os estudantes acabam deixando a Filosofia de lado. Porém, é importante lembrar que a “mãe de todas as ciências” costuma aparecer de forma interdisciplinar, se interligando a questões de Sociologia, História ou Geografia, por exemplo.

Como se preparar para a prova

No Enem, os conteúdos cobrados são bastante tradicionais, mas de uma amplitude temática e temporal muito grande.

“Temas como ética, política, epistemologia e estética são sempre cobrados, assim como o conhecimento desses assuntos ao longo dos diferentes períodos da história da Filosofia”, ressalta o professor de Filosofia do Colégio Marista Asa Sul, em Brasília, Eduardo Jobim. No período da Filosofia clássica, destaque para os Pré-Socráticos, Sócrates Platão e Aristóteles.

Já o período medieval é cobrado de maneira mais ampla, explica o professor, sem tanta preocupação com teorias específicas de cada pensador.

“Aqui é importante compreender a relação entre a Filosofia e o cristianismo e as influências exercidas pelo pensamento platônico e aristotélico”, lembra.

Veja outros conteúdos de Filosofia cobrados no vestibular e Enem:

  • Moderna: epistemologia e a contraposição entre Racionalismo e Empirismo, com destaque para Descartes, Hume, Kant e sua revolução copernicana na filosofia.
  • Teóricos do contratualismo na política moderna: Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau.
  • Iluminismo: é sempre um tema importante devido seu caráter interdisciplinar (relação com a Revolução Francesa), com destaque para o pensamento de Immanuel Kant (Ética do Imperativo Categórico).
  • Contemporânea: destaque para Arthur Schopenhauer, Friedrich Nietzsche e principalmente os existencialistas contemporâneos como Jean-Paul Sartre e pensadores pós-modernos como Michel Foucault.

Confira mais dicas sobre o Enem aqui.

Os comentários estão desativados.