Adolescência

Enem: saiba quais conteúdos estudar e como

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Organização e determinação são chaves para conseguir um bom resultado

Diante do cenário em que estamos, que impactou diretamente a forma de estudar, como ficam os alunos que estão prestes a fazer o Enem ou prestar vestibular? Mesmo que seja um período desafiador, com organização e determinação, é possível se concentrar e atingir um bom resultado.

Como os alunos saberão quais conteúdos estudar?

“É preciso ter ciência de qual curso irá escolher para saber as disciplinas mais exigidas. Além disso, fazer o vestibular ou a prova do ENEM passada ajuda a entender o estilo do teste e quais são os conteúdos abordados”, aconselha o professor de Língua Portuguesa do Colégio Marista Glória, Edson Facco.

Por conta da pandemia da covid-19, houve mudanças nas datas do ENEM. As provas impressas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro e a versão digital nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Como organizar uma rotina mais eficiente?

A sugestão do professor é que os alunos criem uma rotina de estudos, se dedicando um pouco a cada conteúdo, todos os dias. Neste ponto, é preciso fazer um planejamento priorizando estudar as matérias que têm mais dificuldade.

Para facilitar a visualização do plano de estudos, uma dica é criar uma planilha com as matérias que precisam ser estudadas e imprimir para deixar sempre à vista no local de estudos. Isso facilita com que você não deixe nada pra trás

Esteja bem informado sobre os temas atuais

É importante que os candidatos estejam atentos aos acontecimentos atuais, já que os vestibulares, o ENEM e, principalmente as redações, irão cobrar esse conteúdo.

“Um bom candidato deve estar atento a sua realidade e ao contexto social, político e econômico do Brasil e do mundo. Por isso, há necessidade de leituras diárias das notícias, reportagens e de bons artigos jornalísticos e editoriais”, lembra.

Normalmente, o ENEM tem solicitado temas que envolvem questões de problemas sociais, para que o candidato possa discuti-los com propriedade e profundidade. Assim, é possível avaliar o quanto esse aluno está engajado socialmente e o quanto consegue perceber os problemas que estão em seu entorno.

Estabelecer horários é fundamental

Cada aluno precisa analisar o período que consegue obter maior rendimento e produtividade. É importante reservar quatro horas diárias para o estudo, porque também é necessário ter tempo para relaxar e descansar.

“Às vezes, os alunos ficam estudando por várias horas, mas com pouco rendimento e quase não conseguem assistir a um filme, a um episódio de alguma série ou mesmo ler um livro de que gostam. Com isso, ficam muito cansados, e a absorção que obtiveram nessas horas não foi suficiente”, observa o professor. Portanto, o melhor é organizar bem os horários para conseguir aproveitar com mais eficiência.

É válido estudar em grupo e online?

Cada aluno tem um estilo próprio de estudar. Alguns se concentram mais sozinhos, enquanto outros conseguem aprender mais estudando em grupo. Portanto, é importante ser sincero consigo mesmo e escolher uma metodologia que de fato o auxilie.

A grande vantagem do estudo em grupo de forma online é a troca de conhecimentos, que proporciona mais estímulo e comprometimento. Porém, é preciso tomar cuidado para não virar uma reunião de bate-papo, perdendo o foco no conteúdo.

Os comentários estão desativados.