Vestibular e Enem

Dicas para vestibular e Enem: Redação

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Treino e organização são essenciais para conseguir um bom desenvolvimento

Estudar para o Enem ou para o vestibular exige muita dedicação e elaboração de um cronograma de estudos com os assuntos mais cobrados em cada disciplina. Mas quando se trata da redação, a forma de se preparar é um pouco diferente.

Você sabe como se planejar quando o assunto é produção de texto?

A redação tem um peso importante nos exames, mas é comum que muitos estudantes tenham dificuldade quando se deparam com a folha em branco. Com isso, a tensão e o nervosismo podem atrapalhar o desenvolvimento do texto, e até mesmo fazer com que o candidato perca um tempo precioso.

Organização e planejamento são essenciais

Esses dois atributos são essenciais para se sair bem na redação e isso começa determinando qual é o gênero textual cobrado em cada exame e as suas características. A dissertação argumentativa, por exemplo, é o gênero específico do Enem, já nos vestibulares podem ser cobrados narração, carta ou descrição.

 “É preciso conhecer as principais características de cada gênero textual cobrado nos vestibulares, baixar provas antigas, fazer as redações para praticar e enviar para que seus professores corrijam e deem um feedback”, aconselha o professor de Português do Colégio Marista Anjo da Guarda, em Curitiba, Noslen Borges de Oliveira.

Faça a reescrita dos textos já corrigidos

“Alguns vestibulares liberam a tabela de correção dos anos anteriores, para que o aluno saiba de maneira objetiva o que será corrigido em seu texto”, explica.

Descubra como fazer uma redação nota 1000 no Enem:

Os comentários estão desativados.