Comportamento

Como escrever um diário: 5 aplicativos que aprofundam a experiência

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Apps substituem o antigo papel e caneta para registrar os momentos marcantes do dia

Escrever diários soa como algo muito “cringe”? Pois saiba que não é bem assim. Atualmente existem vários aplicativos que substituem o antigo papel e caneta, permitindo com que os momentos marcantes do seu dia se tornem muito mais dinâmicos e criativos. 

Uma das possibilidades é acompanhar as variações de humor durante um determinado período ou até mesmo compartilhar experiências com amigos de forma on-line. 

“Esta possibilidade pode se dividir em duas partes: uma em que somente amigos leiam e outra com que possam contribuir com algo também”, conta o analista de tecnologia do Colégio Marista Champagnat, Moisés Mota. 

Confira algumas dicas de apps para fazer um diário online:

1. Daylio

Disponível para Android e iPhone (iOS), neste aplicativo, o usuário não precisa nem escrever. Os registros são feitos selecionando as atividades que foram feitas em determinada hora e o humor em que estava naquele momento, por meio de emojis e ícones ilustrados. 

Conforme os registros forem sendo feitos, podem ser visualizadas as variações de humor. Isso é feito por meio de gráficos elaborados pelo aplicativo, como uma forma de analisar o bem-estar do usuário.

2. Vida Cotidiana: Meu Diário

A versão mais parecida com o diário de papel. Nele, é possível escrever como foi o seu dia, além de incluir fotos e ilustrações. Tudo fica gravado e pode ser buscado por meio da data ou pelo humor registrado no dia. Existe a possibilidade de compartilhar os registros com outros usuários do app ou torna-lo privado. O app, disponível para Android, permite fazer backup e sincronização com conta do Google. 

3. LunaDiary

Conforme o usuário escreve, as fases da Lua são exibidas no aplicativo. Por isso, quanto mais escrever, melhor. É possível escrever várias vezes por dia e adicionar imagens, fotos, músicas e vídeos. Existem várias opções para personalizar a tela inicial, que pode ser bloqueada com senha para que outras pessoas não leiam. 

4. Diário de Perguntas

Muito criativo, o app faz uma pergunta por dia ao usuário. A ideia é que, depois de um tempo respondendo à mesma pergunta, seja possível fazer um comparativo das respostas. Tem uma interface simples de mexer e está disponível para Android e iPhone (iOS).

5. Daily Note

Disponível para Android e iPhone (iOS) é um diário clássico, onde é possível escrever o quanto quiser e incluir imagens. O diferencial é uma ferramenta de busca que permite encontrar, de forma fácil, qualquer anotação. Também é possível visualizar anotações públicas de pessoas de todos os lugares do mundo.

Os comentários estão desativados.