Comportamento

Metaverso: dez novas profissões serão criadas até 2030

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Ambiente imersivo irá exigir o desenvolvimento de novas habilidades, conhecimentos e condutas sociais

Metaverso é a palavra da vez no mundo da tecnologia. Esse mundo digital totalmente imersivo tende a criar uma nova realidade em muitas aspectos, inclusive quando falamos de profissões. Especialistas afirmam que esse novo universo irá criar novas profissões até 2030, o que é especialmente interessante para quem gosta de tecnologia. 

O que é metaverso?

A proposta do metaverso é que a realidade virtual (VR) se combine com outras tecnologias para nos permitir interagir totalmente com um ambiente 3D online. Por meio de headsets de realidade virtual e óculos de realidade aumentada (ou qualquer outra tecnologia que venha no futuro), será possível viver em mundos online e interagir socialmente, em tempo real.

No metaverso será possível criar avatares que irão nos representar no ambiente digital. Por meio deles, as pessoas poderão estudar, fazer compras, trabalhar e socializar. No ambiente de trabalho, por exemplo, o avatar irá interagir, andar pelos corredores, conversar com colegas de trabalho e até tomar um cafezinho.

Como o metaverso irá impactar as profissões?

Com a chegada desse ambiente digital imersivo, algumas profissões serão adaptadas e outras surgirão. Como a tecnologia muda rapidamente, é difícil prever exatamente quando e como essas novas carreiras serão solicitadas.  O certo é que o metaverso irá demandar o desenvolvimento de novas habilidades, conhecimentos e condutas sociais.

“A realidade do metaverso é ampliar a atuação das profissões, principalmente quando falamos daquelas que necessitam de espaços virtuais. Neste novo ambiente, será possível vivenciar uma interação mais vívida por meio de hologramas e avatares”, explica a professora de Ensino Médio do Colégio Marista Brasília, Ana Bárbara da Silva Nascimento.

Confira 10 profissões que serão geradas a partir do metaverso:

1. Cientista de pesquisa do metaverso:

Esse profissional irá trabalhar para que seja possível que o mundo se torne visível e possa ser acionado digitalmente. Esse ambiente é a base para anúncios, jogos, controle de qualidade em empresas e saúde, entre outras coisas.

2. Planejador do metaverso:

Responsável por encontrar oportunidades de mercado e desenvolver métricas-chave, entre outras funções. Essa pessoa estará à frente desde o desenvolvimento da prova de conceito, passando pelo piloto,  até a implantação.

3. Desenvolvedor de ecossistema:

Irá garantir que tudo funcione em larga escala. Uma das funções será conseguir investimentos em infraestrutura para todas as funcionalidades. Será responsável por garantir que os itens virtuais se adaptem às diferentes experiências dos participantes.

4. Gerente de segurança: 

Esse profissional irá identificar questões de segurança e sistemas relacionados a equipamentos como sensores, fones de ouvido e câmeras. Itens como esses irão gerar  um volume de dados gigantesco sobre indivíduos, produtos e organizações privadas e governamentais.

5. Construtor de hardware do metaverso:

Será responsável por criar dispositivos como sensores, câmeras e fones de ouvido. 

6. Contador de história do metaverso:

Responsável por criar narrativas e contar histórias sobre produtos, pessoas e empresas neste ambiente digital.

7. Construtor de mundos:

Semelhante aos designers de videogames, mas com regras e processos diferentes. Esse profissional precisará ter uma visão de futuro e estar aberto para novos caminhos.

8. Especialista em bloqueio de anúncios:

Esses profissionais serão responsáveis por bloquear anúncios embutidos no metaverso.

9. Desenvolvedores de avatares:

Neste novo ambiente imersivo, todos terão avatares. Esse profissional ajudará na criação e personalização das identidades virtuais, tanto para indivíduos como para empresas.

10. Cibersegurança: 

Responsáveis por bloquear ataques em tempo real e garantir que leis e protocolos serão adequadas a todos os usuários.