Comportamento

O que é craftcore?

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Confira 5 benefícios de seguir essa tendência das artes manuais que ganha força entre adolescentes 

Há um tempo, tricô, bordado, crochê e costura eram considerados coisas de vó. Com o isolamento social, os fazeres manuais ampliaram o seu público e muitos jovens aderiram a esse hábito, que ganhou até um nome: craftcore. Essa tendência ganha espaço entre os jovens, que desenvolvem novas habilidades manuais e compartilham tutoriais ensinando técnicas que ajudam a reduzir a ansiedade causada pela pandemia. 

Além de ser uma atividade agradável que ajuda a passar o tempo, as artes manuais são uma ótima alternativa às telas – que normalmente são o refúgio em momentos de tédio dos jovens. Entre os benefícios gerados pela prática de tricô, crochê e bordado estão o desenvolvimento da coordenação motora, acuidade visual, criatividade, imaginação, estimulação da memória, organização e concentração.

Quem tem o costume de dedicar-se às artes manuais, normalmente relata melhora na sensação de bem-estar, já que existe uma função terapêutica nessa atividade.

“Além do prazer, é uma atividade que promove a concentração, que nos desliga de outros problemas que possam estar incomodando”, lembra a professora de Artes do Colégio Marista Anjo da Guarda, Carmen Lúcia Prieto Kassis. 

Confira 5 benefícios que as artes manuais ajudam a desenvolver:

  1. Cria laços entre pessoas de todas as idades: é uma forma de aprender algo com a sua mãe, tia ou avó. Além disso, se trata de uma atividade que pode ser feita em casa e beneficia as relações familiares, criando mais intimidade.
  2. Tricotar ou fazer crochê alivia a tensão: com apenas algumas fileiras, é possível sentir uma melhora na irritabilidade e ansiedade. O movimento repetitivo e rítmico das agulhas e o prazer que isso proporciona causa a liberação de dopamina, um neuro-portador e um antidepressivo natural no cérebro, que melhora a sensação de bem-estar.
  3. Estimula a criatividade: as possibilidades são infinitas, vai depender da criatividade e vontade de aprender. É possível se inspirar em ideias e tutoriais compartilhados nas redes sociais, buscando, por exemplo, por #craftcore.
  4. Contribui para uma autoimagem positiva: ao adquirir uma nova habilidade, a sensação de orgulho ao conseguir realizar algo novo é insubstituível. Além disso, há a sensação de orgulho ao atingir um objetivo.
  5. Desenvolve habilidades físicas manuais: usar as duas mãos é uma ótima maneira de exercitar e fortalecer os músculos e de aprimorar a coordenação motora. Isso será vantajoso para quando as crianças aprenderem a escrever.

Os comentários estão desativados.