Comportamento

O que mudou no Pantanal em 30 anos?

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Novela retorna às telas com um cenário bem diferente do que havia na primeira edição. Confira 7 curiosidades sobre esse bioma

Depois de 30 anos, a novela Pantanal está de volta às telas, desta vez na rede Globo. Porém, algo está diferente. O que antes era um dos biomas brasileiros mais preservados, agora sofre as consequências das queimadas que atingiram 4,5 milhões de hectares de janeiro a novembro de 2020. 

Qual é a importância do Pantanal para outros biomas?

A planície pantaneira é a maior área alagada do mundo e soma 250 mil quilômetros quadrados entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Já o bioma Pantanal se estende por uma área ainda maior, com cerca de 620 mil quilômetros quadrados, incluindo partes do Paraguai e da Bolívia.

O Pantanal é tão importante para o meio ambiente que é considerado Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco. Já foram identificadas no bioma 3,5 mil espécies de plantas, 325 peixes, 53 anfíbios, 98 répteis, 656 aves e 159 mamíferos. 

“Apesar da ação humana, que vem destruindo parte da vegetação do país ao longo dos anos, o Pantanal mantém 83,07% da cobertura vegetal nativa”, ressalta a professora de Ciências do Colégio Marista Goiânia, Thaiza Montine Gomes dos Santos Cruz.

Quais são as principais consequências das queimadas?

A perda da biodiversidade talvez seja uma das piores consequências, principalmente por conta da grande variedade da fauna e da flora da região. Outros efeitos causados pelas queimadas no Pantanal são:

  • Desequilíbrio do ecossistema;
  • Empobrecimento dos solos;
  • Alteração no regime de chuvas e rios;
  • Aumento da emissão dos gases do efeito estufa;
  • Contribuição com o aquecimento global;
  • Aumento de doenças respiratórias nas pessoas.

A perda da vegetação nativa no Pantanal causa um grande desequilíbrio ambiental, como explica a professora: 

“Sem vegetação nativa haverá perda da biodiversidade, sem biodiversidade, haverá também a perda de habitat tanto de plantas quanto de animais. Isso pode elevar o número de espécies em extinção.”

De acordo com monitoramento feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 2020 foi o ano com mais registros de fogo no Pantanal desde o fim da década de 1990. O levantamento mostra que grande parte da área queimada configura-se como de formação campestre (36,30%), campos alagados/áreas pantanosas (23,09%) ou formação florestal (25,54%).

Confira 7 curiosidades sobre o Pantanal:

1. Os povos nativos da região são os indígenas Xaraés.

2. Possui área total de 250 mil quilômetros quadrados. Dentre suas áreas mais importantes está o Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense. Criado em 1981, é uma grande área de preservação com 135 mil hectares, onde o turismo é limitado.

3. É considerada a região com a maior concentração de animais por quilômetro quadrado, tendo em torno de 400 espécies de peixes e 656 tipos de aves vivendo em perfeito equilíbrio. Sua flora também é gigantesca, com mais de 3,5 mil espécies de plantas terrestres e aquáticas.

4. O dia 12 de novembro é o Dia Oficial do Pantanal (Em memória do ambientalista Francisco Anselmo de Barros).

5. O símbolo do Pantanal é o Tuiuiú ou jaburu.

6. O Pantanal é um reduto de animais em extinção.

7. Trata-se da maior planície alagada do mundo.