Infância

Dia Nacional da Matemática: 6 curiosidades matemáticas surpreendentes

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Data celebra o aniversário do professor e educador Júlio César Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan

É comum que muitas crianças e adolescentes torçam o nariz quando o assunto é matemática. Mas, para além da aparente complexidade, essa área do conhecimento traz muitas curiosidades. Neste Dia Nacional da Matemática, comemorado em 6 de maio, vamos ver que, quanto mais se estuda, mais misteriosa e mágica ela se torna. 

Por que é comemorado o Dia Nacional da Matemática?

“Uma curiosidade interessante sobre o Dia Nacional da Matemática é que a data corresponde ao aniversário do professor e educador Júlio César Mello e Souza”, conta a professora de Matemática do Colégio Marista Santa Maria, Flavia Nunes.

Mais conhecido como Malba Tahan, ele é autor de um livro de contos matemáticos muito famoso: O Homem que Calculava, publicado pela primeira vez em 1946.

Confira 6 curiosidades interessantes sobre a matemática:

  1. O número Pi: um número irracional determinado a partir da divisão da medida do contorno de uma circunferência pelo seu diâmetro parece um conceito simples. Pi está em todos os lugares, onde quer que haja um círculo. Pode estar na espiral de dupla hélice do DNA e ajuda a descrever os padrões das ondas.

“O interessante é que, independente do tamanho da circunferência, seja a tampa de uma cola, uma roda de carro ou até mesmo uma grande roda gigante, esse número sempre será encontrado”, ressalta a professora de Matemática do Colégio Marista Santa Maria, Flávia Nunes. 

  1. Sequência de Fibonacci: as formas espirais de girassóis e outros padrões na natureza seguem uma sequência de Fibonacci, em que a adição dos dois números anteriores na sequência fornece o próximo. Um fato curioso é que, a partir do número 3, conseguimos obter uma constante entre o coeficiente de um número com o seu anterior, cujo resultado é aproximadamente 1,618. Esse número é conhecido como “número de ouro” ou “proporção áurea”, utilizado na arte, na arquitetura e no design por ser vista como agradável aos olhos. 

3. Pitágoras, o pai da matemática: o autor do “Teorema de Pitágoras” estudava os números comparando-os à formas geométricas. Assim, os classificava como números triangulares, quadrados e pentagonais. Pitágoras encontrou uma maneira diferente e visual de lidar com os números, procurando relações com outras áreas da ciência. Outra curiosidade é sobre a raiz quadrada. Após explicar os números quadrados, Pitágoras perguntava a medida do lado de cada quadrado formado: o lado do quadrado formado por 9 pedrinhas, em latim, é radix quadratum 9.

“A palavra radix  (que significava lado) foi traduzida como ‘raiz’. Daí surgiu a expressão ‘raiz quadrada’”, explica a professora. 

4. Número palíndromo ou capicua: são números que podem ser lidos da mesma maneira, independente do sentido que está, mantendo seu valor inalterado. Uma curiosidade interessante é que essa relação de perfeita simetria pode ser notada também em datas, palavras ou frases que podem ser lidas de trás pra frente.

5. Googolplex: O googol é um número gigantesco. Para ter uma ideia, estima-se que o número de átomos em todo o universo observável seja 1080, quer dizer, 1 seguido de “apenas” 80 zeros. O googol é 100 bilhões de bilhões de vezes maior. Nosso universo conhecido não tem espaço suficiente para escrever isso no papel. Se você tentar fazer essa soma em um computador, nunca obterá a resposta, porque não terá memória suficiente. Inspirados na quantidade de informação, os criadores de um conhecido site de buscas decidiram chamar seu produto de “Googol”. A lenda é que alguém se enganou na hora de escrever e acabou ficando “Google”.

6. Números primos: esses números ajudam as cigarras a sobreviver. Elas ficam incubadas no subsolo por longos períodos antes de sair para acasalar. Podem passar 13 ou 17 anos no subsolo. Por quê? Ambos os intervalos são números primos e os biólogos agora acreditam que as cigarras adotaram períodos para minimizar seu contato com predadores com ciclos de vida mais redondos.