Escola das Famílias

5 filmes para entrar no clima das festas juninas

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Com a chegada do mês de junho, se aproxima também a temporada de festas juninas, uma das festividades mais populares do Brasil. Para quem não vê a hora de dançar quadrilha e comer os quitutes típicos da época, já é possível ir se aquecendo com filmes que abordam essa temática.

Além de celebrar a dança, a música e a culinária típica, a festa junina representa uma parte importante da identidade cultural brasileira. A data é marcada pela combinação de elementos religiosos e populares, sendo celebrada em homenagem a três santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro.

Benefícios da festa junina

Antes de tudo, a festividade proporciona diversos aprendizados às crianças e adolescentes, como a oportunidade de aprender sobre cultura e tradições brasileiras, explica a professora de Artes Ensino Fundamental do Colégio Marista Santa Maria, Carina Nadolny.

“A festa junina oferece diversão, aprendizado cultural, fortalecimento de laços familiares e comunitários, além de estimular a criatividade e a expressão artística e corporal. A celebração ainda cria memórias afetivas e contribui para o bem-estar”.

Confira 5 filmes brasileiros para entrar no clima das festas juninas:

1. Deus é brasileiro (2003)

Deus está cansado da humanidade e dos erros que cometem. Então ele resolve tirar férias, mas antes precisa encontrar um candidato para cuidar do seu trabalho. Assim, ele vem ao Brasil, onde viaja pelo nordeste acompanhado de um pescador.

2. O Bem Amado (2010)

Odorico é prefeito da cidade de Sucupira, seu sonho é inaugurar o cemitério. Mas ninguém morre, nem mesmo o moribundo da cidade, Ernesto. Então o prefeito resolve realizar vários planos para que alguém morra e ele possa realizar o seu sonho.

3. O Auto da Compadecida (2000)

João Grilo e Chicó são dois nordestinos pobres que fazem de tudo para sobreviver. Enquanto João Grilo é um espertinho trapaceiro, Chicó é covarde e entra totalmente sem vontade nos planos de golpes do amigo. 

4. Lisbela e o Prisioneiro (2003)

O filme é uma divertida comédia romântica baseada na obra de Osman Lins e conta a história divertida do malandro, aventureiro e conquistador Leléu e da mocinha sonhadora Lisbela que adora ver filme americanos e sonha com os heróis do cinema. O casal passa a viver uma história de amor cheia de personagens tirados do cenário nordestino.

5. Central do Brasil (1998)

O filme é um ícone do cinema nacional. Dora, vivida por Fernanda Montenegro, é uma professora que escreve cartas para analfabetos. Um dia, ela acaba cuidando de um menino de 9 anos e os dois embarcam em uma viagem pelo interior do nordeste.