O desenvolvimento infantil vai além do aprendizado cognitivo, exigindo a experimentação de atividades lúdicas e interativas para que possam se desenvolver plenamente. Nesse sentido, as atividades complementares são indispensáveis.
Na primeira infância, principalmente, é imprescindível pensar em atividades fora da sala de aula, pois é nessa fase — entre os 0 a 5 anos — que a criança desenvolverá a socialização com outras pessoas e a compreensão do mundo, sendo um momento valioso e educativo.
Neste conteúdo, vamos explicar melhor o que são as atividades complementares e qual o seu papel no desenvolvimento do aprendizado na infância. Continue a leitura!
Atividades complementares: o que são e qual a importância na infância
As atividades complementares, ou extracurriculares, tem o intuito de ampliar os conhecimentos discutidos em sala de aula. São atividades, projetos ou oficinas integradas ao Currículo Escolar, que visam potencializar a formação acadêmica.
Assim, elas oferecem um aprendizado dinâmico por meio da integração entre os alunos, pais e professores, permitindo que os pequenos experimentem e sejam protagonistas da construção do próprio conhecimento.
Dito isso, a escola tem papel fundamental na formação dos seus alunos, tanto na sala de aula quanto fora dela, pois sabemos que o ambiente escolar é o primeiro contato das crianças com outras pessoas e realidades.
Por isso, as atividades complementares são tão importantes no ambiente escolar, pois possibilitam a formação para além do conhecimento teórico.
A maioria das atividades que podem ser implementadas na rotina dos pequenos envolvem interação com outras crianças, que colaboram no aperfeiçoamento de habilidades socioemocionais e intelectuais, como:
- teatro;
- música;
- jogo da memória;
- contação de histórias;
- adivinhar o gosto de alimentos;
- onde está o erro ou jogo dos sete erros.
Para além do aspecto profissional, essas atividades têm o intuito de preparar os alunos para os desafios que surgirão durante sua vida, pois aprimoram o processo de formação das crianças. Ainda, proporcionam que os pequenos aprendam a ter:
- autoconfiança;
- disciplina e comprometimento.
- empatia e respeito às diferenças;
- capacidade de concentração;
- coordenação motora;
- melhor desempenho escolar.
As atividades impactam as quatro grandes áreas do desenvolvimento infantil — socioafetivas, motoras, cognitivas e linguísticas —, que contribuem para ter qualidade de vida e melhora no aprendizado. Confira:
Socioafetivas
As habilidades socioafetivas se referem à interação com outras pessoas e administração das próprias emoções, como empatia e entendimento das regras sociais.
Motoras
As habilidades motoras estão relacionadas às capacidades de movimento e equilíbrio, como pular e desenhar.
Cognitivas
A habilidade cognitiva é a capacidade de receber informações, compreendê-las e responder a elas de alguma forma. Aqui, podemos citar a linguagem e o raciocínio.
Linguísticas
No caso da habilidade linguística, estamos falando da capacidade de usar a linguagem para se expressar e se comunicar com as outras pessoas.
Benefícios das atividades complementares na aprendizagem infantil
Como vimos, as atividades complementares contribuem para o desenvolvimento do aprendizado na infância. Conheça, a seguir, os principais benefícios de incluir as tarefas extracurriculares na rotina dos pequenos!
Mantém os alunos motivados
Na sala de aula, é comum que os alunos tenham dificuldades em algumas matérias e isso pode desanimá-los, diminuindo o interesse em aprender.
Com as atividades complementares, essa criança pode reconhecer uma habilidade que não conhecia. Isso contribui no aumento da motivação e confiança, consequentemente, tem resultados significativos no desempenho em sala de aula.
Desenvolve habilidades e conhecimentos
Algumas habilidades e conhecimentos não são diretamente construídas em sala de alguma e necessitam de atividades complementares. Por exemplo, aulas de xadrez para estimular o raciocínio lógico, aulas de futebol, para trabalhar o emocional da criança e o espírito de equipe.
Isso colabora para que as crianças aprendam a se expressar, facilitando o relacionamento com outras pessoas. Principalmente, prepará-las para se tornarem adultos, empáticos, seguros e confiantes.
Facilita o aprendizado em sala de aula
As crianças, aprendem brincando e tendem a prestar mais atenção em atividades que tragam um lado lúdico. Dessa forma, as atividades complementares, melhoram a concentração e assimilação dos conteúdos em aula.
Contribuí para atenção e memorização
O cérebro humano precisa ser estimulado constantemente e uma forma de fazer isso é por meio das atividades complementares. Assim, quanto mais as crianças se envolverem em tarefas que exigem atenção e memorização, essas habilidades são melhoradas.
Desperta a curiosidade
As atividades complementares possibilitam que as crianças se envolvam de diferentes formas, o que aumenta a curiosidade em aprender e desenvolver novas habilidades. Isso também influencia no aumento da motivação, que citamos acima.
Estimula a socialização
Atividades ao ar livre estimulam a socialização das crianças, ajudando no processo de convivência e contribuem para que elas desenvolvam empatia e compreensão. Isso acontece porque são motivados a interagirem com os colegas e a se ajudar durante os projetos ou oficinas em que estão inseridos.
Aprimora a criatividade
Todo o desenvolvimento humano passa pela criatividade e habilidade de criar algo novo, além de ser indispensável para superar obstáculos diários e encontrar soluções.
As atividades complementares estimulam essa capacidade por oferecerem experiências sensoriais, cognitivas e sociais que expandem o pensamento crítico e a construção de conhecimentos.
Conheça o Núcleo de Atividades Complementares (NAC) dos Colégios Maristas
Nos Colégios Maristas, o espírito de equipe, a união e a amizade são essenciais para uma educação transformadora. Para isso, o conhecimento deve ir além das salas de aula.
O Núcleo de Atividades Complementares disponibiliza uma gama variada de modalidades artísticas, culturais e esportivas aos alunos. Essas atividades promovem a integração e influenciam positivamente na autoestima e concentração dos alunos.
Deseja saber mais sobre o NAC e todos os benefícios de matricular seus filhos nos Colégios Maristas? Agende uma visita!
Os comentários estão desativados.