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Desenvolvimento infantil: conheça cada fase do processo 

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Você conhece as diferentes fases do desenvolvimento infantil? Cada criança é única, mas existem etapas pelas quais todas elas passam e nas quais desenvolvem capacidades cognitivas, motoras, emocionais e sociais. 

Assim como os bebês conquistam a habilidade de segurar um brinquedo com as mãos em determinada idade, as crianças continuam se desenvolvendo e adquirindo diferentes saberes, competências e ações, que são esperadas dentro de uma faixa etária. 

Conhecer as etapas do desenvolvimento infantil é importante não para se preocupar ou criar expectativas, mas como uma oportunidade para pais e cuidadores observarem o desenvolvimento de seus filhos e poder apoiá-los, tendo em vista suas potencialidades e necessidades de aprendizagem em cada momento. 

Existem vários teóricos que atuam nessa área e são utilizados no processo educativo e, neste post, você vai conhecer as principais fases do desenvolvimento infantil tendo como fundamento a teoria do psicólogo suíço Jean Piaget. Acompanhe! 

As fases do desenvolvimento infantil segundo a teoria de Piaget 

O desenvolvimento infantil é um processo em que a criança desenvolve saberes, exercita e adquire habilidades sociais, emocionais, cognitivas e motoras. 

Muitos teóricos e estudiosos do tema se ocuparam em falar sobre as etapas que fazem parte do desenvolvimento infantil. Um dos principais é o psicólogo suíço Jean Piaget. 

Piaget trabalhava em uma escola e desenvolveu sua teoria com base em inúmeros estudos e pesquisas. Além disso,  ele teve a oportunidade de observar e comprovar suas ideias analisando o processo de crescimento dos seus três filhos. 

 A teoria de Piaget sugere que a criança passa por quatro fases de desenvolvimento cognitivo, as quais marcam conquistas e avanços dos pequenos. Vamos conhecer essas fases. 

Sensório-motor (0 a 2 anos) 

Nessa fase, as crianças aprendem sobre o mundo por meio dos seus sentidos e da manipulação de objetos. A cada dia, descobrem um novo movimento e diferentes formas de explorar o ambiente por meio do toque e dos outros sentidos. 

Aqui, a criança toma consciência do seu corpo e do que ele é capaz de fazer. Aprende que ao esticar os braços consegue pegar algo, ou que pode se comunicar com os outros por meio de gestos. 

Assim, ela vai desenvolvendo sua coordenação motora para conseguir cumprir tarefas e ações, como descer de uma escada ou descascar uma banana. Da mesma forma, aprende sobre sabores, texturas, cheiros e amplia seu campo de visão. 

Pré-operatório ou simbólico (2 a 7 anos) 

O período pré-operatório é uma fase marcada por um intenso  processo de desenvolvimento e transformação. A fala progride e a comunicação da criança com o mundo fica mais clara. 

Ao longo desses anos, a criança formará representações do que vê ou experimenta, que serão interiorizadas como imagens mentais. Essas formarão a base da memória e do pensamento. Nessa fase ela vai aprender a lidar com o mundo a nível simbólico e linguagens como a do desenho, do movimento e do faz-de-conta se farão presentes e serão fontes de desenvolvimento e aprendizagem.    

 As crianças vão exercitar sua imaginação e criatividade e se interessarão em aprender sobre tudo o que está à sua volta. Por isso, essa também é uma fase marcada pelos “porquês”. 

Operatório concreto (8 a 12 anos) 

Esse é o momento em que a criança começa a aperfeiçoar seu raciocínio lógico sendo capaz de pensar em soluções para problemas de forma mais eficaz e rápida.  

Ela caminha em direção ao período das operações concretas, que se caracteriza pela capacidade de racionar logicamente, organizar os pensamentos em estruturas coerentes e dispô-los em relações hierárquicas ou sequenciais.   

Por isso, regras sociais, leis, justiça e outras normas começam a fazer sentido para os pequenos. 

Operatório formal (dos 12 anos em diante) 

No início da adolescência em diante, com o raciocínio lógico estruturado, o jovem consegue: 

  • conceber pensamentos abstratos; 
  • elaborar hipóteses; 
  • desenvolver suas opiniões e argumentos; 
  • criar teorias; 
  • conversar e tecer uma linha de raciocínio; 
  • interpretar e deduzir conteúdo de um contexto; 
  • entre outras habilidades. 

Assim, mesmo que o jovem não tenha vivido de fato uma situação, ele consegue compreender as experiências e situações por meio da abstração e dedução. 

Essa fase também é relevante no que se refere à complexidade e intensidade das competências emocionais e sociais. 

O papel da família e da escola para acolher e estimular o desenvolvimento infantil 

Como vimos, cada fase do desenvolvimento infantil tem suas particularidades, marcos e experiências. Sabendo disso, toda criança precisa se sentir acolhida e segura para se desenvolver plenamente. 

Logo, conhecer essas etapas é fundamental para que pais e cuidadores, em parceria com a escola, possam proporcionar ambientes saudáveis e adequados para o desenvolvimento de seus pequenos, a fim de favorecer a aprendizagem e oferecer as intervenções e mediações adequadas. 

Da mesma forma, é importante oferecer acolhimento e suporte para cada criança entender suas singularidades, respeitando seu ritmo. 

Por meio de uma relação afetiva e respeitosa, a criança se sente protegida por pais, cuidadores e educadores, e pode ter experiências de desenvolvimento mais frutíferas e ricas. Veja algumas sugestões de atividades para estimular seus filhos em cada uma dessas fases. 

Sensório-motor 

Essa é uma fase de intensa atividade corporal, logo, atividades que estimulem a coordenação motora como jogos de encaixe e brincadeiras de construção são muito válidas.  

Da mesma forma, use brincadeiras e apetrechos que contenham diferentes texturas e produzam também sons. Isso é importante para estimular diversas sensações e sentidos. 

Pré-operatório ou simbólico 

Nesse estágio de intenso desenvolvimento, a imaginação e a criatividade serão os melhores aliados das brincadeiras e atividades. Jogos como: 

  • imitação e faz-de-conta; 
  • brincadeiras com personagens; 
  • contar e criar histórias; 
  • desenho e pintura; 
  • preparar comidinhas; 
  • personificação de objetos; 
  • entre outros. 

Além de potencializar a criatividade, essas atividades trabalham a coordenação motora, o raciocínio lógico e as relações sociais, já que muitas delas envolvem dinâmicas em grupos. 

Operatório concreto 

Durante essa fase, a arte em suas mais variadas manifestações é muito bem-vinda para, além de exercitar fatores lógicos, ajudar as crianças a fazer um contraponto com o estímulo cognitivo e encontrar meios saudáveis de expressar e trabalhar suas emoções, ideias e percepções. 

Isso será fundamental para a formação de sua identidade, colaborando também para o fortalecimento da autonomia e da confiança.  

Ao mesmo tempo, é uma idade fértil para atividades como jogos de perguntas e respostas, torneios de conhecimentos, desafios de lógica, matemática, dentre outras. 

Operatório formal 

Nessa faixa etária, jovens e pré-adolescentes estão em intenso desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Logo, cursos e atividades extras como esportes, técnicas artísticas, música, dança, trabalhos manuais e outros podem ajudá-los a direcionar seu foco e exercitar sua independência e autonomia. 

Visto que agora esses jovens começam a compreender com maior profundidade teorias, conceitos e conseguem acompanhar e criar abstrações, estimular a leitura e assistir filmes juntos podem ser boas ideias para observá-los, desenvolver seu senso crítico e suas opiniões. Isso será importante para a formação de sua personalidade e para o entendimento do seu lugar no mundo. 

Entender o processo de desenvolvimento infantil é essencial para que pais e cuidadores atuem, em conjunto com a escola, para estimular as crianças e auxiliá-las na sua formação e para que elas despertem seus talentos e sua potência. 

Gostou de conhecer mais sobre a teoria de Piaget sobre as fases que fazem parte do processo de formação dos pequenos? Se sim, achamos que vai adorar ler sobre como o brincar atua no desenvolvimento da criança

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