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Projeto social na escola: o impacto na aprendizagem integral e humanizada

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Um projeto social na escola é mais que uma solução pontual para sua temática. Isso porque por trás de uma unidade escolar está toda uma comunidade positivamente impactada pela iniciativa. 

Nesse sentido, é preciso observar além dos resultados em si. Afinal, a partir disso constrói-se posturas éticas, empáticas e humanizadas por parte dos estudantes. Como efeito, sua aprendizagem passa a ser integral e, realmente, preparar para a vida, na defesa de causas importantes e de relevância para a socialização. 

Entenda melhor como isso se desenvolve! 

O que é um projeto social na escola? 

O projeto social na escola é uma iniciativa que articula recursos educacionais para organizar e realizar ações capazes de investigar, pesquisar, discutir e concretizar iniciativas que mobilizem toda a comunidade em relação às reflexões como: 

  • degradação do ambiente
  • respeito aos direitos humanos
  • valorização da vida; 
  • discriminação;  
  • preconceito; 
  • racismo;  
  • exclusão social; 
  • falta de acesso a oportunidades; 
  • má distribuição de renda; 
  • violência. 

Nesse cenário, os possíveis temas acima passar por um processo de catalisador, que estimula e acelera, a partir dos efeitos, em resultados positivos de mudança na comunidade escolar. Afinal, levam a mudança de perspectiva e adição de saberes que mudam a vida dos envolvidos. Isso inclui tanto quem recebe o suporte, quanto quem apoia e participa. 

Quais os benefícios de desenvolver projetos sociais nas escolas? 

Desenvolver um projeto social na escola é uma forma de sensibilizar os estudantes para realidades além das vivenciadas por eles. Isso gera benefícios que incluem: 

  • promoção de consciência social; 
  • incentivo às posturas empáticas e justas; 
  • viabilização de relações éticas e acolhedoras; 
  • criação de senso de responsabilidade coletiva; 
  • redução das desigualdades e barreiras; 
  • construção de um ambiente diverso; 
  • combate à desigualdade social;  
  • acolhimento à repatriados; 
  • empoderamento feminino; 
  • projetos de empreendedores sociais para gerar renda; 
  • proposta de projetos de esportes como resgate a autoestima e sociabilidade; 
  • promoção de uma possível superação das dificuldades que afetam a sociedade. 

Essas iniciativas permitem que os envolvidos se desenvolvam com uma visão de mundo ampla, reconhecendo os desafios de cada um e suas responsabilidades para conscientizar sobre o desafio e possível medidas para combatê-lo.   

Ainda, o desenvolvimento dessas propostas oportuniza momentos em que habilidades podem ser aperfeiçoadas. Para além do aprimoramento, é essencial reconhecer que esse processo também impulsiona o desenvolvimento de competências essenciais para o futuro.  Isso não apenas enriquece a experiência, mas também promove uma abordagem holística e multifacetada ao crescimento dos participantes, preparando-os de maneira abrangente para os desafios do dia a dia. Entre elas: 

  • liderança; 
  • planejamento; 
  • comunicação; 
  • proatividade; 
  • empatia; 
  • trabalho em equipe; 
  • práticas saudáveis; 
  • acolhimento; 
  • promover iniciativas educacionais no terceiro setor. 
  • resolutividade. 

Ao incorporar essas dimensões à formação, ampliamos não apenas o escopo das habilidades, mas também a capacidade dos participantes de enfrentar desafios complexos, contribuindo para uma formação integral e preparando-os para os diversos aspectos da vida pessoal e profissional. Vale destacar que muitos projetos sociais têm como público-alvo os próprios estudantes, visando desenvolver suas habilidades e competências técnicas fundamentais para o futuro. 

Por que matricular seus filhos em escolas que prezam por uma aprendizagem baseada em projetos? 

A participação dos estudantes em projetos de intervenção social no ambiente escolar é mais do que uma simples oportunidade; representa uma forma valiosa de envolvê-los em iniciativas que promovem o bem-estar coletivo. 

Além da formação integral dos sujeitos como prioridade nos projetos sociais, proporcionando experiências que não apenas enriqueçam o currículo, mas também cultivem valores e habilidades fundamentais para a vida.  

O engajamento desde cedo não apenas constrói um portfólio valioso, mas também contribui para o desenvolvimento de cidadãos conscientes e comprometidos com o bem comum. 

Da mesma maneira, as habilidades interpessoais que são desenvolvidas nessas propostas têm grande impacto para um aprendizado integral e humanizado, gerando cidadãos plenos, bem como profissionais éticos, criativos, espirituais, sociais, multicultural e ecológico. 

Instituições de ensino que adotam essa visão social em seu Projeto Político Pedagógico contribuem para a formação de pessoas mais empáticas.  

Esse contexto proporciona um ambiente colaborativo, com menos discriminação e bullying, possibilitando uma convivência harmoniosa. 

Como os Colégios Maristas promovem isso? 

Os Colégios Maristas têm entre seus princípios valores cristãos como a caridade, solidariedade, acolhimento, reciprocidade, compromisso, cultivando uma relação de confiança, respeito e cuidado. Para efetivar isso, o Projeto Educativo Brasil Marista articula sua estrutura curricular e pedagógica com a realidade social, buscando: 

  • envolver todos os segmentos da instituição com iniciativas de melhorias; 
  • encontrar soluções para as problemáticas identificadas; 
  • apoiar a comunidade mobilizando-a e tornando-a independente; 
  • desenvolver a criatividade, autonomia e protagonismo; 
  • ampliar o espaço seguro de discussão e a criticidade dentro do ambiente escolar; 
  • promover o diálogo entre toda a sociedade; 
  • construir relações justas, éticas e humanizadas; 
  • acolher e valorizar a diversidade; 
  • compreender que o território faz parte da comunidade escolar; 
  • formar cidadãos plenos e seres humanos integralmente conscientes. 
  • evangelização e a defesa de direitos subsidiam as intencionalidades das matrizes curriculares nas escolas Maristas, em conformidade com a missão do Instituto Marista. 

Ao engajar-se em um projeto social na escola, toda a comunidade assume o papel de agente de transformação, contribuindo para o desenvolvimento dos indivíduos que a compõem e para a modificação das realidades ao seu redor.  

Essa participação reflete em valores essenciais, como humanização, acolhimento, respeito, ética e justiça, exercendo impacto significativo no mundo, tanto no âmbito da iniciativa quanto além dela.  

Nas demais esferas da vida, em diferentes relacionamentos e momentos, os participantes aplicam os conhecimentos adquiridos por meio dos projetos sociais no dia a dia, desenvolvendo uma sociedade mais justa e acolhedora. 

Agende uma visita e conheça os Colégios Marista para saber mais! 

Resumindo 

Por que desenvolver projetos sociais nas escolas? 

Desenvolver projetos sociais na escola proporciona a promoção da consciência social, incentivo às posturas empáticas e justas, viabilização de relações éticas e acolhedoras, criação de senso de responsabilidade coletiva, redução das desigualdades, construção de um ambiente diverso. 

Essas iniciativas contribuem para a formação integral dos estudantes, desenvolvendo habilidades como liderança, planejamento, comunicação, proatividade, empatia, trabalho em equipe, práticas saudáveis, acolhimento e resolutividade, preparando-os abrangentemente para os desafios do dia a dia, tanto pessoais quanto profissionais. 

O que é um projeto social educacional? 

Um projeto social na escola é uma iniciativa que articula os recursos educacionais para promover benefícios sociais à comunidade e à sociedade enquanto desenvolve os estudantes por meio da proposta. Vale destacar que os projetos sociais de educação são fundamentais, principalmente como agentes transformadores e, sobretudo, como fontes de inúmeras possibilidades de conexão social.