Palavra do Especialista

Guerra na Ucrânia: como falar com as crianças sobre os impactos econômicos?

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

O aumento de preços é uma forma de falar sobre educação financeira. Veja outros motivos para conversar sobre a guerra com as crianças

Muitas vezes, é comum não sabermos se alguns assuntos precisam ser dialogados com os filhos. Com a guerra na Ucrânia não é diferente. Afinal, é um tema que pode gerar muito desconforto. Ao mesmo tempo, pode ser uma boa oportunidade para falar sobre educação financeira, já que o impacto econômico do conflito acaba sendo muito debatido em casa.

No Brasil, há impactos no aumento da taxa de juros, elevação dos custos de combustível, aumento dos preços dos alimentos e do gás natural – produto do qual a Rússia é a maior produtora global. Veja como conversar sobre a guerra com as crianças:

Como falar com as crianças sobre os impactos econômicos da guerra?

As crianças percebem que os pais comentam sobre o aumento da gasolina e dos alimentos causados pelo aumento da taxa de juros. Neste momento, pode ser interessante explicar que isso acontece porque a guerra tem impacto mundial e, mesmo estando longe, também sofremos essa repercussão.

Em casa, essa é uma oportunidade de falar sobre educação financeira. “Assim, as crianças poderão entender melhor o valor do dinheiro e a importância de ter uma relação saudável com ele, o que tende a trazer ótimos benefícios a longo prazo”, ressalta a professora do Colégio Marista Asa Sul, Adriane de Sousa Lima.

Trazer o tema do consumo consciente é uma ótima alternativa para lidar com a elevação da taxa de juros. As crianças podem participar dessa atitude no cotidiano familiar, ajudando a economizar e fazer listas de compras mais enxutas, por exemplo. 

Veja motivos para conversar sobre a guerra com as crianças:

  • Converse de acordo com a idade: é preciso lembrar que o nível de maturidade sempre precisa ser levado em conta em qualquer assunto. No caso das crianças menores, é importante adaptar o diálogo e a forma como o conflito será explicado. 
  • Forma senso crítico: tratar de assuntos atuais como a guerra é importante para o desenvolvimento. O mais importante é buscar o diálogo, respeitando a divergência de opiniões. 
  • Gera diálogo entre a família e a escola: conversar sobre a crise não precisa ser tarefa somente dos pais. No ambiente escolar, esse assunto pode ser tratado de maneira interdisciplinar, trazendo variados pontos de vista para as crianças. 
  • Incentiva procura por fontes de informações confiáveis: em casa, os pais podem incentivar a busca por fontes confiáveis, evitando notícias falsas. É importante ressaltar para os filhos que existem muitas fake news circulando.
  • Estimula o consumo consciente: com a alta dos preços, uma boa estratégia para economizar é consumir de forma consciente. Evitar compras por impulso, separar o lixo para reciclagem e não desperdiçar alimentos são atitudes que ensinam as crianças sobre consumo responsável.