Práticas educativas

Horta bilíngue? Veja como aprender inglês plantando

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Praticar o idioma por meio de atividade prática é uma forma lúdica de aumentar o vocabulário e treinar a fluência

O aprendizado de inglês pode acontecer de várias maneiras, utilizando recursos criativos para a assimilação do idioma. Entre as iniciativas mais corriqueiras estão fazer o uso da música, de jogos, apps e filmes para tornar o aprendizado mais divertido. Mas você já ouviu falar em plantar uma horta, aprender sobre o ciclo dos alimentos e, de lambuja, praticar o idioma?

Quem tem filhos sabe que a questão da alimentação é um dos principais fatores de preocupação, afinal, quem não gostaria que as crianças se interessassem por verduras, frutas e legumes, não é mesmo? Uma das formas de criar o hábito da alimentação saudável é incluir as crianças no preparo e escolha dos ingredientes. Se elas puderem se envolver mais profundamente, cuidando de uma horta e acompanhando o crescimento das plantas, melhor ainda.

Como aprender inglês por meio dos alimentos?

Essa é uma forma de trazer um conteúdo relevante para a vida das crianças como plantar, cuidar e colher alimentos e ainda aproveitar a oportunidade para aprender inglês e aumentar o vocabulário. 

“Todos esses aprendizados e descobertas podem ser realizados em inglês, para estimular não apenas o conhecimento do idioma, mas a fluência, o domínio e a capacidade de raciocínio e argumentação”, ressalta a coordenadora de Internacionalização do Colégio Marista de Londrina, Megg Macedo de Oliveira.

De que forma começar?

A sugestão é que os pais comecem conversando com as crianças sobre o sabor das comidas preferidas e a explorar outros alimentos que não tinham o costume de comer tão frequentemente. Essa conversa inicial, pode ser seguida pelo plantio de uma horta, para quem tem quintal, ou no preparo de temperos e legumes que podem ser cultivados em vasos, no caso de quem mora em apartamento. É importante lembrar da criança participar de todo o processo, desde a escolha do que será plantado até o plantio em si.

Para quem se empolgar no processo de cultivo, uma opção é montar uma composteira, um ecossistema que transforma lixo orgânico em húmus. Assim, o ciclo completo dos alimentos poderá ser observado. Pesquisas mostram que crianças se alimentam melhor se tiverem que alimentar um terceiro, que no caso serão as minhocas da composteira.