Práticas educativas

Horta bilíngue? Veja como aprender inglês plantando

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Praticar o idioma por meio de atividade prática é uma forma lúdica de aumentar o vocabulário e treinar a fluência

O aprendizado de inglês pode acontecer de várias maneiras, utilizando recursos criativos para a assimilação do idioma. Entre as iniciativas mais corriqueiras estão fazer o uso da música, de jogos, apps e filmes para tornar o aprendizado mais divertido. Mas você já ouviu falar em plantar uma horta, aprender sobre o ciclo dos alimentos e, de lambuja, praticar o idioma?

Quem tem filhos sabe que a questão da alimentação é um dos principais fatores de preocupação, afinal, quem não gostaria que as crianças se interessassem por verduras, frutas e legumes, não é mesmo? Uma das formas de criar o hábito da alimentação saudável é incluir as crianças no preparo e escolha dos ingredientes. Se elas puderem se envolver mais profundamente, cuidando de uma horta e acompanhando o crescimento das plantas, melhor ainda.

Como aprender inglês por meio dos alimentos?

Essa é uma forma de trazer um conteúdo relevante para a vida das crianças como plantar, cuidar e colher alimentos e ainda aproveitar a oportunidade para aprender inglês e aumentar o vocabulário. 

“Todos esses aprendizados e descobertas podem ser realizados em inglês, para estimular não apenas o conhecimento do idioma, mas a fluência, o domínio e a capacidade de raciocínio e argumentação”, ressalta a coordenadora de Internacionalização do Colégio Marista de Londrina, Megg Macedo de Oliveira.

De que forma começar?

A sugestão é que os pais comecem conversando com as crianças sobre o sabor das comidas preferidas e a explorar outros alimentos que não tinham o costume de comer tão frequentemente. Essa conversa inicial, pode ser seguida pelo plantio de uma horta, para quem tem quintal, ou no preparo de temperos e legumes que podem ser cultivados em vasos, no caso de quem mora em apartamento. É importante lembrar da criança participar de todo o processo, desde a escolha do que será plantado até o plantio em si.

Para quem se empolgar no processo de cultivo, uma opção é montar uma composteira, um ecossistema que transforma lixo orgânico em húmus. Assim, o ciclo completo dos alimentos poderá ser observado. Pesquisas mostram que crianças se alimentam melhor se tiverem que alimentar um terceiro, que no caso serão as minhocas da composteira. 

Os comentários estão desativados.