Dicas ENEM

Biologia no ENEM 2020: Quais temas provavelmente serão cobrados?

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Se prepare para questões sobre fisiologia humana, evolução, ecologia e mais

A fisiologia humana é um dos assuntos que não devem faltar no ENEM. Portanto, é importante que você seja capaz de demonstrar compreensão sobre o funcionamento dos sistemas encontrados em nosso corpo e a importância de cada um deles para nossa sobrevivência.

Abordagem certa para as questões

Porém, é essencial lembrar que ENEM normalmente não faz perguntas diretas como marcar a alternativa que dá o nome dos órgãos do sistema respiratório. Os exames geralmente serão mais complexos, sempre relacionam o tema com a vida cotidiana e, acima de tudo, incentivando você a manifestar um olhar crítico sobre o assunto. 

No entanto, você deve sempre lembrar uma frase de Charles Darwin, que é muito conhecida: 

“Para ser um bom observador, você tem que ser um bom teórico.” 

Por exemplo, mesmo que o nome dos órgãos não seja descrito para você, é essencial que você os conheça. Além disso, é necessário conhecer exatamente os processos que ocorrem em nosso corpo a fim de poder relacioná-los aos acontecimentos de nossa vida diária.

As últimas edições do ENEM indicam que você encontrará questões de biologia envolvendo:

Ecologia

Sempre relacionada com temas atuais. Revise temas como: sustentabilidade, desmatamento, uso da água, poluição, tipos de energia, destino de resíduos e mudanças climáticas.

Evolução: 

Além das teorias de Lamarck e Darwin, revise os mecanismos de formação das espécies. Foque nos casos de seleção natural.

Biotecnologia:

Temas como as técnicas do DNA recombinante, de clonagem, terapia gênica e transgênicos, bem como suas implicações éticas, precisam ser estudados. 

Fisiologia: 

Você será desafiado a responder questões referentes aos sistemas do corpo e seu funcionamento. O Enem costuma focar nas reações do corpo diante de exercícios físicos, dietas e mudanças climáticas. O funcionamento de vírus e bactérias também é importante.

Genética: 

Especial atenção deve ser dada às Primeira e Segunda Leis de Mendel. Revise a definição de genótipos e fenótipos, além dos cálculos de probabilidade.

Os comentários estão desativados.