Usar os recursos de maneira sustentável é uma das formas de contribuir com o meio ambiente
E se quando formos comprar algo também pensarmos em como aquele produto será descartado depois de não ser mais útil? Os materiais podem ser separados ou reaproveitados? É biodegradável ou poluente? Essas são algumas questões que surgem quando pensamos em economia circular.
Aplicar a economia circular em casa é mais fácil do que parece. É possível começar a ensinar as crianças por meio de medidas simples, como reduzir o desperdício de alimentos e aprender como separar o lixo corretamente. Na adolescência, por exemplo, podemos orientar os filhos a consumir produtos de empresas que se dispõem a ser ambientalmente responsáveis.
Qual é a importância de conhecer a economia circular?
“Saber usar os recursos naturais de maneira sustentável em consonância com o desenvolvimento econômico é a ponte para um futuro mais promissor para uma humanidade que prima pelo progresso sem prejudicar nossa casa comum”, ressalta o coordenador de Ensino Médio do Colégio Marista Londrina, Nilson Castilho.
Refletir sobre todas as oportunidades para repensar e redesenhar a maneira como consumimos é o que pode definir esse conceito. Afinal, precisamos desenvolver essa habilidade para enfrentar as mudanças climáticas, parar o desperdício de recursos naturais e defender a diversidade do planeta.
Como agir de acordo com a economia circular no nosso cotidiano?
O simples fato de reciclarmos o lixo de casa e fazer uso de produtos com embalagens biodegradáveis ajudam na preservação do meio ambiente. Podemos também consumir produtos de empresas que se dispõem a praticar essa dinâmica nas suas relações com a sociedade e demais instituições.
Veja outras formas de adotar os princípios da economia circular em casa:
Planeje suas compras
Escrever a lista de compras antes da ida ao supermercado pode ajudar a evitar produtos com embalagens não sustentáveis.
Recicle corretamente
Busque conhecer quais materiais são reciclados e destine corretamente para a reciclagem. Os recicláveis podem ser classificados de acordo com a matéria-prima: metal, papel, plástico ou vidro. Essa separação ajuda no processo de reciclagem e contribui para com o meio ambiente. Veja aqui o que pode e o que não pode ser reciclado.
Reduza o que você usa
A melhor maneira de tornar a reciclagem mais eficaz é reduzir a quantidade de plástico descartável que é produzido, usado e jogado fora. Isso reduz o impacto sobre os serviços de reciclagem, permitindo que as instalações gerenciem os resíduos de forma mais eficiente.
Reutilize e reaproveite
Reutilizar o pote de geleia para armazenar molhos caseiros e transformar garrafas pet em comedouros para pássaros são algumas ideias para aplicar a economia circular na prática, já que uma das ideias centrais é manter os produtos e materiais em uso.
E aí, você já pratica alguma dessas ideias? 😃
Os comentários estão desativados.