Adolescência

Como posso ajudar meu filho a evitar o drama digital?

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Veja como ajudar a resolver disputas que podem ocorrer nas redes sociais

Para os adultos, pode parecer difícil diferenciar o cyberbullying do drama digital. Mas para as crianças, não é a mesma coisa. Ao contrário do cyberbullying, que envolve o assédio repetido de alguém, o drama digital são as rixas e disputas cotidianas que ocorrem entre amigos ou conhecidos nas redes sociais. 

Compreender como os ambientes digitais influenciam a vida emocional e afetiva dos adolescentes é o primeiro passo para tentar evitar problemas.  

“Reconhecer isso é importante no sentido de dar a devida importância aos fatos vividos por eles nesses espaços”, explica a especialista em mídias sociais e negócios na internet, Fernanda Musardo.

Além de ensinar e ser espelho para os adolescentes, pais e responsáveis precisam adotar medidas práticas e rápidas para situações delicadas, como cyberbullying, invasão, exposição e vazamento de conteúdo. Vale lembrar, lembra Fernanda, que muitos conflitos digitais serão resolvidos pelos próprios filhos, e isso também é importante para desenvolver autonomia e responsabilidade

Veja como você pode ajudar seu filho a evitar o drama digital:

  • Converse: manter um diálogo franco e aberto com os filhos é fundamental para perceber quando algo está ocorrendo e conseguir encontrar a melhor saída para a situação. Trazer casos reais, vividos por outras pessoas, para as conversas familiares também pode ser uma boa estratégia. Isso pode mostrar que os perigos existem e que ninguém está imune.
  • Acompanhe: monitorar e se preocupar com o que os filhos estão fazendo nos ambientes digitais pode ser um aliado para prevenir situações problemáticas. Os filhos precisam da orientação da família para estabelecer limites apropriados para relacionamentos saudáveis.
  • Faça pausas: com acesso constante à internet, fica difícil se distanciar das situações que podem estar ocorrendo nas redes sociais. Proponha algum tempo livre de celulares e tablets para dar ao seu filho a chance de se desligar.
  • Analise exemplos: os reality shows frequentemente apresentam comportamentos extremos como entretenimento. Discuta por que esses programas têm menos probabilidade de retratar uma resolução positiva de conflitos. Fale também sobre formas positivas de resolver situações!