Comportamento

TikTok: guia de uso para pais

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Confira dicas de segurança e uso responsável da ferramenta que faz sucesso entre os adolescentes

Redes sociais e música. A combinação de duas coisas que os adolescentes adoram podem explicar o sucesso do aplicativo TikTok com o seu filho. Na plataforma, eles podem se divertir criando conteúdos, como esquetes engraçadas e vídeos criativos de até 60 segundos e interagir com seus amigos. Para ajudar a entender o que é isso exatamente, preparamos um guia para ajudar os pais a entender o porquê dessa ferramenta fazer tanto sucesso entre os jovens.

O que é o TikTok?

O TikTok é um aplicativo de mídia social gratuito que permite assistir, criar e compartilhar vídeos – geralmente com trilhas sonoras famosas – diretamente do celular. Com mais de 800 milhões de usuários ao redor do mundo, possui recursos inovadores de edição de vídeo, danças virais e participações especiais de celebridades que o tornam incrivelmente popular. Se usado com responsabilidade, pode ser uma saída divertida e criativa para pré-adolescentes e adolescentes (e pais!). 

Como o TikTok funciona?

Os usuários se inscrevem com um número de telefone, endereço de e-mail ou contas do Facebook e Instagram. Uma vez conectado, é possível pesquisar por usuários populares, categorias (comédia, animais, esportes) e hashtags. Os usuários podem criar e enviar seus próprios vídeos onde dublam, cantam, dançam ou apenas falam. Também podem navegar e interagir com o conteúdo de outras pessoas. Esses vídeos podem ser agrupados por hashtags, que geralmente correspondem a desafios, memes ou eventos atuais em todo o mundo.

O TikTok é seguro?

Como em qualquer rede social, é importante usar as configurações de privacidade para limitar a quantidade de informações que você e seus filhos estão compartilhando. Como é possível postar vídeos imediatamente, sem editá-los, adolescentes podem agir por impulso, sem avaliar o conteúdo como deveriam. 

“É imprescindível que os pais conheçam as diferentes ferramentas e aplicativos que os filhos utilizam para que possam orientá-los sobre as utilidades e malefícios que podem encontrar”, sugere a orientadora pedagógica do Colégio Marista Paranaense, Calina Friedrich Monteiro Cezar.

Por isso, é mais indicado que os adolescentes usem o app com segurança com a supervisão de um adulto. O TikTok oferece algumas ferramentas para limitar o tempo que os filhos passam no aplicativo. Existem regras diferentes para cada idade:

– Usuários com menos de 13 anos não podem postar vídeos ou comentários, e o conteúdo é selecionado para um público mais jovem. 

– Para crianças de 13 a 15 anos, as contas são privadas por padrão; apenas amigos podem comentar nos vídeos, e outros usuários não podem fazer dueto com seus vídeos. 

– Apenas usuários com 16 anos ou mais podem transmitir ao vivo e usar mensagens diretas, e somente os que têm mais de 18 anos podem comprar, enviar ou receber presentes virtuais.

Para que idade o TikTok é recomendado?

A recomendação é que o aplicativo seja usado por maiores de 15 anos, principalmente devido aos problemas de privacidade e conteúdo adulto. O TikTok exige que os usuários tenham pelo menos 13 anos de idade para usar a experiência completa do aplicativo, porém, qualquer pessoa com menos de 18 anos deve ter a aprovação e o acompanhamento de um dos pais ou responsável.

Conhecer os aplicativos que o filho usa e conversar sobre o assunto pode ser uma forma de aproximar a relação pai e filho. “Os jovens precisam e querem conversar sobre temas que façam parte do seu cotidiano”, salienta Calina.

Como tornar uma conta de TikTok privada?

Basta ir para a página de seu perfil e selecionar o ícone de três pontos no canto superior direito. Na página “Configurações e privacidade”, toque em “Privacidade”. Alterne a opção para Conta privada. Nesta página, é possível também controlar outros recursos de segurança e privacidade, como quem pode enviar comentários e mensagens diretas. Usar a configuração “Amigos” ou desativar esses recursos limita completamente o contato com estranhos.

Como posso usar o TikTok com meus filhos?

Você pode se divertir junto com o seu filho assistindo ou fazendo vídeos juntos. Ofereça-se para segurar a câmera ou vire-a para fazer um dueto de selfies. Você pode publicá-lo ou salvá-lo como “privado”. O aplicativo também permite compartilhar vídeos por e-mail, texto ou outra mídia social onde você pode controlar melhor quem os vê, para que os filhos (especialmente os mais novos) possam se apresentar para amigos e parentes em vez de para uma rede mais ampla de pessoas.

Como você faz um dueto no TikTok?

O TikTok tem um recurso que permite que dois usuários que não estão no mesmo lugar façam um dueto. Uma das pessoas cria e publica um vídeo e, em seguida, um seguidor mútuo pode tocar no ícone “…” no canto inferior direito do vídeo e selecionar “iniciar dueto agora!”. 

O que são os desafios do TikTok?

Desafios são qualquer ideia que se torne viral. Eles podem ser músicas, atividades ou danças que começam a virar tendência e são copiadas pelos usuários. Às vezes, são espontâneos, outras vezes são planejados por marcas, artistas ou influenciadores para fins de marketing. Os desafios mais populares, como números de dança são inofensivos, outros podem ser perigosos. Por isso, é importante que os pais estejam por dentro do que está acontecendo na rede.

O TikTok tem controle dos pais?

O TikTok oferece algumas maneiras para os pais gerenciarem as contas dos filhos. Você pode ativar os limites de tempo e o filtro de conteúdo e proteger as configurações com uma senha, ou pode baixar o app, criar sua própria conta e usar o recurso “Sincronização Familiar” que permite que os pais vinculem sua conta TikTok à de seu filho adolescente para permitir uma variedade de configurações de conteúdo e privacidade.

Veja outras formas de habilitar limites de tela e filtrar conteúdo: 

  1. Gerenciamento de tempo da tela: essa configuração limita os usuários a um máximo de duas horas no aplicativo por dia, mas é possível limitar a 40 minutos. Se você estiver ativando isso apenas no telefone do seu filho, escolha uma senha para bloquear a configuração.
  2. Modo restrito: isso bloqueia o conteúdo adulto, mas mesmo com o filtro ativado, as crianças que usam o aplicativo por conta própria podem encontrar vídeos inadequados para a idade. Bloqueie a configuração com uma senha.

Os comentários estão desativados.