Comportamento

Andar de bicicleta é bom para as crianças? Confira 6 benefícios de pedalar para os pequenos

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

A bicicleta trabalha habilidades motoras e sociais importantes para o desenvolvimento infantil

Ninguém esquece da primeira bicicleta. Além de ser um presente que fica na memória, a bicicleta traz muitos benefícios à saúde e ao desenvolvimento infantil. Um dos efeitos positivos de andar de bicicleta é a melhora da coordenação, do equilíbrio e da concentração. Confira outras vantagens de incentivar o seu filho a pedalar:

Quando as crianças pedalam, desenvolvem toda a musculatura do corpo. Andar de bicicleta também está ligado à saúde como um todo: ajuda a desenvolver os pulmões e o coração do seu filho.

1. Andar de bicicleta ajuda no desenvolvimento infantil

Mais do que isso, quando as crianças acionam os pedais, estimulam a resistência corporal e o aumento da frequência cardíaca. Por sua vez, isso ajuda no desenvolvimento dos músculos cardiovasculares. 

“Além de ser uma atividade divertida, ajuda no desenvolvimento muscular, ósseo, estimula o equilíbrio, a coordenação motora e melhora a postura. Elas aprendem a utilizar a bicicleta como um meio de transporte e criam consciência ecológica”, ressalta a professora do NAC do Colégio Marista Maringá, Ana Luiza Mendes Frazato.

2. Pedalar traz bem-estar emocional

Além dos benefícios à saúde física, andar de bicicleta aumenta a confiança das crianças. Isso porque se sentem mais independentes, com consciência corporal e do seu entorno.

Esses benefícios as tornam mais responsáveis e corajosas. As crianças que andam de bicicleta encaram desafios e medos com mais valentia. Outra vantagem é que  pedalar em família aumenta o vínculo e cria memórias duradouras.

3. Estimula o desenvolvimento social

Andar de bicicleta ajuda a construir vínculos que ajudam as crianças a socializarem. À medida que isso acontece, elas desenvolvem habilidades sociais. Ao pedalar, as crianças compartilham suas ideias, aspirações e ambições

Fazer amigos que têm o mesmo interesse é importante para a criança se sentir parte de algo maior. Além da socialização, a torna confiante e mais disposta a fazer amizades em outros ambientes. 

4. É positivo para o meio ambiente

Pedalar é uma das maneiras de criar crianças eco-conscientes. Isso porque a bicicleta é um transporte livre de poluição. Melhor ainda, se seus filhos adoram andar de bicicleta ao ar livre, eles podem interagir mais com a natureza.

Desta forma, desde cedo, as crianças aprendem que a bicicleta também pode ser um meio de transporte. Com isso, a tendência é que percebam as suas vantagens e a importância para uma sociedade mais sustentável.

5. Estimula a autoconfiança

Lembra da primeira vez que você conseguiu andar de bicicleta sem rodinhas ou quando conseguiu tirar as mãos do guidão? À medida que aprendem a pedalar, conquistando cada vez mais pequenos objetivos, sua auto-estima e confiança aumentam. 

Para isso, é importante estabelecer algumas metas, como a hora certa de tirar as rodinhas ou o momento de passar para uma bicicleta maior. Desta forma, poderão enfrentar seus primeiros desafios e aproveitar as conquistas. 

6. Traz diversos benefícios para a saúde

Andar de bicicleta melhora a saúde cardiovascular, promove o bom funcionamento do sistema respiratório e reduz a probabilidade de obesidade. Em nível de habilidade motora, melhora a coordenação, o equilíbrio e a concentração.

Outro benefício é o estímulo ao sistema imunológico, pois exige estar ao ar livre. Além disso, protege as articulações, pois é um esporte de baixo impacto, ao contrário do futebol ou do atletismo.