Palavra do Especialista

Aniversário de Shakespeare: confira livros para desbravar o universo do dramaturgo

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Obra contribui muito para o aprendizado do inglês e pode ser introduzida ainda na infância

Muito se fala que o inglês é a língua de Shakespeare. Então, nada faz mais sentido do que utilizar a obra do dramaturgo, que até hoje é considerado um dos melhores do mundo, para aprender o idioma.

O aniversário de nascimento e morte de um dos maiores dramaturgos de todos os tempos, William Shakespeare (1564-1616) acontece no mesmo dia: 23 de abril. Para celebrar a sua importância para o desenvolvimento da literatura, teatro e poesia, este mês é marcado por atividades em todo o mundo que lembram o artista. 

A obra trata de temas densos, que muitas vezes precisam ser adaptados para as crianças, Mesmo assim, é importante que elas tenham a chance de ter um primeiro encontro com Shakespeare – seus personagens, histórias e linguagem – ainda na infância. Conhecer a sua obra é também uma oportunidade de estudar inglês de uma forma lúdica e criativa. 

Qual a importância de Shakespeare para a língua inglesa?

Shakespeare contribuiu muito para o registro e a uniformização da língua inglesa moderna. O autor enriqueceu o idioma ao utilizar um vocabulário com cerca de 15 mil palavras e locuções, 3.000 delas de sua autoria. Ele criou 37 peças, mais de 700 personagens e inúmeros poemas e sonetos. 

“É notável o número de palavras registradas pela primeira vez em sua obra, bem como expressões que se tornaram praticamente “ditados” com o passar dos séculos”, ressalta a professora do Integral Bilíngue e do Marista Idiomas no Colégio Marista Anjo da Guarda, Carmem Camargo.

A obra do bardo também é de grande relevância para linguistas que estudam a história das estruturas gramaticais no inglês. Além disso, a maioria absoluta de autores de língua inglesa ao redor do globo foi influenciada por Shakespeare.

Quais os benefícios de aprender inglês com Shakespeare?

Para crianças, há adaptações infantis e resumos de diversas peças, que podem ser apresentadas de acordo com a idade. A professora lembra que, em geral, com crianças menores de 10 anos, é interessante focar nos temas abordados pelas obras, suas histórias de maneira geral e nos personagens.

Independente da idade, as crianças podem colher muitos benefícios ao conhecerem a obra do autor. Veja algumas vantagens de aprender inglês com Shakespeare:

  • Desafia o uso da língua de forma gradual – há boas adaptações das peças que rendem ótima leitura até o estudante conseguir ler os originais com tranquilidade; 
  • Traz a oportunidade de compreender palavras que vêm sendo lidas em inúmeros países pelos últimos quatrocentos anos;
  • Cria um repertório bastante útil para falar de si e do que está ao seu redor.

Confira obras para aprender inglês com Shakespeare:

  • The Usborne Complete Shakespeare: Stories from all the plays (Anna Milbourne):

Esta coleção de histórias das peças de Shakespeare, com belas ilustrações e citações, é a introdução perfeita à obra do dramaturgo. Cada história inclui pequenos detalhes sobre os personagens principais e citações famosas e memoráveis ​​da peça. Este é um livro que pode ser lido repetidas vezes, por crianças e adultos.

  • The Shakespeare Stories (Andrew Matthews):

Com 16 das peças mais populares e duradouras de William Shakespeare, esta nova coleção apresenta mais histórias de Shakespeare do que nunca. Da tragédia de Macbeth ao humor de Muito Barulho por Nada, esta coleção de brochuras é uma excelente introdução a Shakespeare para leitores mais jovens.

  • What’s So Special about Shakespeare? (Michael Rosen):

Mais de quatrocentos anos após a morte de William Shakespeare, seu nome é conhecido em todos os cantos do mundo. Por quê? O célebre poeta, crítico e entusiasta de Shakespeare, Michael Rosen, responde a essa pergunta com humor, conhecimento e apreciação, oferecendo um rápido passeio pela vida de Shakespeare, sua Londres e quatro de suas peças: Sonho de uma noite de verão, Macbeth, Rei Lear e Tempestade.