Infância

Brincadeiras sensoriais: o que são e quais são?

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Fáceis de fazer, elas ativam o interesse em descobrir formatos, sons e cores

Com a orientação de restringir a visita a locais com grande aglomeração de pessoas, o mais indicado a fazer é permanecer em casa. Mas isso não significa que o tempo será em vão, ao contrário, existem muitas opções de brincadeiras para divertir os pequenos.

Ao invés dos brinquedos cheio de luzes, sons e outros comandos automáticos, que tal apostar na criatividade e criar um brinquedo sensorial? Além de ser uma atividade que pode ser feita em família, esses objetos estimulam o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças.

Diferente dos brinquedos que funcionam sozinhos, os sensoriais ativam o interesse em descobrir formatos, sons e cores – experiência mais rica do que simplesmente apertar botões. A intenção é oferecer um novo mundo de conhecimentos e vivências para despertar a curiosidade das crianças.

“Quando ofertamos atividades sensoriais estamos possibilitando a ampliação de seu repertório promovendo experiências que vão além do que pode ser encontrado no mercado comum”, explica Ana Caroline Novellos Mikosz, responsável pela Biblioteca Infantil, Sala Interativa e Ateliê de Luz do Colégio Marista Santa Maria.

O que são brinquedos sensoriais?

Os brinquedos sensoriais são aqueles que estimulam os sentidos da criança, desenvolvendo a criatividade, a curiosidade e a coordenação motora fina. Fáceis de fazer, eles não precisam ser comprados, podem ser criados em casa, reutilizando materiais ou coletando elementos da natureza. Panelas, colheres de pau, folhas, flores, galhos, conchas e lã são alguns exemplos que podem ser aproveitados para ampliar o repertório das crianças.

Qual a importância das atividades sensoriais na educação infantil?

Ana lembra que, ao disponibilizar nosso tempo para a preparação de alguma brincadeira ou atividade, estimulamos a sua imaginação, autonomia, noções espaciais, criatividade, comunicação e demais habilidades primordiais que contribuem para a ampliação de seu repertório e aquisição de novas habilidades. Explorar materiais diversificados contribuem ativamente para o desenvolvimento cognitivo, linguístico, motor e emocional da criança.

“Devemos promover experiências sensoriais para nossas crianças, pois assim estamos contribuindo para que elas se tornem adultos ativos, criativos e corajosos”, conclui.

Aprenda a fazer brinquedos sensoriais

O brincar é essencial para estimular diversas habilidades na infância. Construir o próprio brinquedo tem um gosto especial para as crianças, especialmente se for na companhia dos pais, irmãos e amigos. Por isso, preparamos algumas sugestões de brinquedos para fazer em casa, com materiais simples e fáceis de encontrar.