Práticas educativas

Dia das Artes: roteiro de uma atividade por semana

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

As atividades artísticas desenvolvem a percepção, a imaginação e a sensibilidade 

O ato de desenhar, colar e pintar faz parte do cotidiano das crianças. Por meio da expressão artística, elas são capazes de comunicar sentimentos e desenvolver a criatividade. Neste Dia Nacional das Artes, comemorado anualmente em 12 de agosto, preparamos um roteiro semanal de atividades para aproveitar com o seu filho!

São muitos os benefícios de incentivar as atividades artísticas com as crianças. Além de auxiliar no desenvolvimento da coordenação, proporciona à criança o desenvolvimento de sua percepção, imaginação e sensibilidade.

O fazer artístico atua em diversas habilidades, ajudando a aguçar a percepção dos cinco sentidos e estimular a curiosidade pela escrita. Esses e outros fatores estimulam a capacidade da criança compreender o mundo e se expressar, interpretando a realidade que a cerca.

A professora de Artes do Colégio Marista Anjo da Guarda, Carmen Lúcia Prieto Kassis, preparou um roteiro semanal de atividades artísticas para fazer em casa. Confira!

Segunda-feira: Fotografe a sua cor preferida

Procure objetos diversos que tenham a mesma cor. Organize-os em um fundo de uma tonalidade parecida. Fotografe e dê um título para a sua obra.

Terça-feira: Faça tinta caseira

Ingredientes:

– Corante

– Cola branca

– Água

O corante é o pigmento que irá dar a cor para a tinta. Pode ser pó de café, curry, colorau, achocolatado, açafrão e outros.

Como fazer:

Misture 1/2 colher de sobremesa de corante, 2 colheres de sobremesa de cola e 1 colher de sobremesa de água. Se quiser uma tinta mais pastosa use mais cola, caso contrário use mais água. Faça uma linda pintura com tema livre.

Quarta-feira: Monte uma escultura com sucata

A ideia é montar uma obra tridimensional como um boneco, um animal, um robô ou o que imaginar com materiais fáceis de serem encontrados em casa como rolo de papel higiênico ou de papel laminado, caixa de ovo, tampinhas e caixinhas. Você pode fazer o acabamento com pintura e colagem.

Quinta-feira: Recrie uma obra de arte

Pesquise em livros de arte ou no Google um artista ou uma obra de arte que goste. Seja uma pintura ou escultura, você pode tentar recriá-la com os materiais que tem em casa. Procure ser o mais verossímil possível, observando os detalhes, formas e cores da obra escolhida. 

Sexta-feira: Desenhe o que vê da janela 

A proposta é observar a paisagem que você vê através de uma janela de sua casa, como se fosse uma moldura de um cenário. Você pode usar os materiais que quiser para reproduzir essa imagem como lápis de cor, giz de cera ou tinta aquarela, por exemplo. 

Sábado: Desenhe uma máscara

Aproveite o papel de uma caixa de embalagem para desenhar uma máscara criativa. Depois de pronta, grude um palito de churrasco com uma fita crepe para que possa segurar a sua criação. Você pode desenhar na máscara uma expressão qualquer, como tristeza, alegria, raiva, susto ou surpresa. 

Tire uma foto com esta máscara.

Domingo: Mãos que se transformam

Sobre um sulfite trace a silhueta da mão dos familiares. Pinte livremente. Recorte as mãos já pintadas e crie uma composição que resulte em uma outra imagem e cole em um suporte firme, como um pedaço de papelão quadrado.