Comportamento

Os benefícios de manter relações de amizade 

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

A amizade é essencial em todas as fases da vida e deve ser incentivada desde a infância. Afinal, essas relações e os laços criados entre amigos ajudam a moldar o futuro das crianças, auxiliando no desenvolvimento de habilidades de compaixão e comunicação, por exemplo.  

Além disso, ter amigos ajuda as crianças a crescerem emocionalmente e a se sentirem pertencentes ao grupo, ressalta a coordenadora de Ensino Fundamental do Colégio Marista Paranaense, Claudia Martins de Souza. “A amizade ainda traz companheirismo, partilhas e conexões fundamentais para amadurecer as relações sociais e para uma boa convivência. Com isso, as crianças vão experienciando o ser social”. 

Quais os benefícios da amizade na infância? 

Em geral, as crianças que têm amigos apresentam uma melhora na capacidade de comunicação, na forma de encarar problemas e na resolução de conflitos. As amizades também são um bom treinamento para a vida coletiva, pois ajudam a lidar melhor com conflitos comuns na infância, como competitividade e desavenças. 

As brincadeiras entre amigos ainda contribuem para desenvolver aspectos psicomotores, sociais, físicos, afetivos, cognitivos e emocionais.  

Confira outros 5 motivos pelos de manter relações de amizade na infância: 

1. As amizades criam um sentimento de pertencimento 

O pertencimento – aquele sentimento de fazer parte de algo – promove saúde mental positiva, bem-estar físico e um melhor foco na aprendizagem. Também pode oferecer um senso de propósito e significado. Logo, as amizades são fundamentais para que as crianças se sintam fazendo parte do grupo, especialmente no ambiente escolar. 

2. Ter amigos ajuda a desenvolver habilidades sociais  

As amizades ajudam as crianças a desenvolver suas habilidades sociais, gerenciar conflitos e ter menos dificuldades sociais e emocionais mais tarde na vida. Ter amigos ainda ajuda a tornar a escola um lugar divertido e de apoio, além de proporcionar interações que geram uma experiência de aprendizado importante. 

3. Pode promover aprendizado 

Ter amigos pode ajudar as crianças a se sentir mais engajadas no aprendizado. Isso porque elas tendem a se interessar mais pelo estudo quando estão entre amigos, o que gera uma fonte de encorajamento e motivação. 

4. Amizades podem ajudar a reduzir o estresse 

Amizades positivas podem ajudar a reduzir o estresse, auxiliando a proteger contra os efeitos de experiências negativas. Isso acontece porque a amizade oferece um sistema de apoio que pode ajudar as crianças a lidar com o estresse e ansiedade. Ou seja, a simples presença de amigos pode trazer conforto e reduzir sentimentos de solidão, por exemplo. 

5. Pode ajudar nas transições escolares 

Transições escolares e de turma podem ser estressantes para alguns alunos. Nesse momento, ter alguém que eles conhecem ao seu lado pode tornar essas transições mais fáceis, especialmente para aquelas crianças com dificuldades em relação a mudanças. Os pais podem ajudar promovendo interações com crianças que vão para a mesma escola para facilitar esse processo.