Infância

Como explorar a diversidade cultural na Educação Infantil? 

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Começar a conhecer a diversidade cultural na Educação Infantil é essencial para o desenvolvimento humano e a qualidade do ambiente escolar. Assim, cabe a todos os profissionais na rotina da instituição oferecerem recursos para que os estudantes aperfeiçoem sua capacidade crítica, empatia e respeito. 

Esse contato precoce com o multiculturalismo ajuda as pessoas a reconhecerem outras visões para questionar as próprias, bem como para valorizar vivências ou costumes que enriquecem a vida. Esse contexto propicia a construção de um ser humano que atua com ética, justiça e acolhimento diante do que difere da sua realidade individual.  

Ademais, esse é o primeiro passo para construir uma convivência respeitando as diferentes etnias, gêneros e classes sociais tanto dentro quanto fora da escola, afastando vieses discriminatórios e preconceituoso e valorizando o diverso. 

Veja como desenvolver esses aspectos com as crianças! 

O que o conceito de diversidade cultural abrange? 

Diversidade cultural diz respeito à existência de costumes variados, formando as características da identidade de cada povo ao redor de todo o mundo. Nesse conceito, estão inclusos: 

  • tradições; 
  • crenças; 
  • cerimônias; 
  • ritos; 
  • idioma; 
  • linguagem; 
  • comportamentos; 
  • hábitos; 
  • valores; 
  • culinária; 
  • folclore; 
  • organização; 
  • arte e artesanato. 

Mais que isso, trata-se do conjunto de práticas de inclusão e representatividade aplicadas a um espaço, comunidade ou a toda a sociedade. Nesse caso, seu objetivo é reconhecer e valorizar as diferenças, criando um ambiente tanto de convivência quanto de troca. 

A diversidade cultural na Educação Infantil está na BNCC? 

A Base Nacional Curricular Comum trata do tema da diversidade cultural e manifesta o papel da escola como mediadora para seu ensino. Em sua terceira competência geral, a BNCC estabelece a importância de exercitar a valorização e a fruição das diversas manifestações artísticas e culturais existentes. 

Ao longo de diferentes trechos, o documento coloca como importante que as crianças possam: 

  • conhecer e compreender a variedade de manifestações que formam o país e o mundo; 
  • se reconhecer como parte desse conjunto amplo e diverso, entendendo que devem respeitar os outros enquanto têm o direito de ser respeitados; 
  • valorizar e participar das ações integrativas como agentes capazes de expressar suas particularidades; 
  • se relacionar com o cenário multicultural em que vivem e com os envolvidos que o compõem; 
  • perceber os desafios, as atitudes necessárias e as vantagens de fazer parte disso, promovendo a igualdade. 

Por que a diversidade cultural deve começar a ser explorar já na Educação Infantil? 

Compreender a diversidade cultural na Educação Infantil está em sintonia com a realidade. Afinal, ela é parte da sociedade e, portanto, da escola.  

Dessa forma, abordar o multiculturalismo desde a infância permite a construção de um ambiente escolar diverso, respeitando a diversidade e desenvolvendo uma visão mais ampla e empática sobre as diferenças. Como efeito, de forma ampla a comunidade também se desenvolve.  

Trata-se de um processo no qual os espaços de ensino influenciam e são influenciados, tendo um papel central para a construção da coletividade e da sua identidade. O sucesso disso passa por alguns elementos, como a desconstrução de preconceitos e ressignificação de valores. Todos esses aspectos podem gerar benefícios como: 

  • facilidade na comunicação entre grupos diversos; 
  • aumento da capacidade de dialogar em prol de soluções; 
  • maior abertura para a diversidade que constrói o mundo; 
  • compreensão histórica da formação da sociedade e da constituição dos processos de desigualdade que ainda se reproduzem; 
  • diminuição do bullying e da violência; 
  • desenvolvimentos de habilidades interpessoais; 
  • sensibilidade para dificuldades dos outros; 
  • percepção de práticas individuais não condizentes com a boa convivência; 
  • melhoria na socialização e na integração; 
  • enriquecimento do repertório e da visão sobre a realidade; 
  • exercício da empatia na interpretação de situações a partir de contextos socioculturais distintos. 

Como explorar a diversidade cultural a partir da Educação Infantil? 

A diversidade cultural na Educação Infantil deve ser parte dos Projetos Político Pedagógicos de todas as escolas que tenham essa modalidade.  

Para ser aprofundada, é recomendável adotar a transversalidade e a interdisciplinaridade em atividades que atinjam mais de uma área do conhecimento ou habilidade. Veja alguns exemplos! 

Utilize as próprias dúvidas das crianças a favor do multiculturalismo 

A confiança das crianças na sabedoria de seus professores faz com que muitas vezes estes sejam alvos de perguntas que excedem as disciplinas curriculares como matemática, português ou história. 

É comum, por exemplo, que dúvidas que surgiram em suas experiências fora das salas de aulas sejam levadas aos docentes. Nesse sentido, surgem questões sobre religiões, tipos de vestimentas e outros aspectos que podem servir para introduzir diálogos sobre a diversidade cultural. 

Esse tipo de prática possibilita que se utilize a curiosidade e atenção das crianças para cultivar valores humanos de respeito e empatia. 

Peça para o estudante retratar a si e aos colegas 

Como visto, a diversidade cultural está em todo o lugar. Uma das formas mais relevantes de percebê-la são as características das pessoas, como jeito de falar ou se vestir. Infelizmente, esses elementos estão associados a vieses, muitas vezes inconscientes, que levam à discriminação. 

Assim, o primeiro passo para combater esses estigmas é provocando sua percepção. Uma possibilidade para isso é propor que os estudantes façam autorretratos e depois desenhem o de colegas é uma atividade ideal para a educação infantil. 

Também é possível, com a ajuda dos pais, pedir que eles levem para a escola autorretratos feitos por pessoas de diversas tradições culturais, para extrapolar a realidade da sala de aula. 

A partir da análise dessas peças, é viável adicionar informações e questionamentos que tratam de temas como: 

  • identidade étnica, cultural e racial; 
  • padrões de beleza; 
  • acolhimento de minorias. 

Nesse sentido, é fundamental destacar que o papel dos educadores é crucial nesse processo e sua formação precisa estar embasada para não reforçar estereótipos e julgamentos. 

Além disso, apesar do exemplo, esse tipo de exercício não precisa estar centrado em autorretratos. Quadros artísticos, fotos e outros itens que retratem ou se originem de tradições diversas servirão para apresentar às crianças outros elementos que compõem o multiculturalismo. 

Apresente obras de audiovisual que abordem o assunto 

Muitas obras de audiovisual voltadas para crianças tratam da diversidade cultural, especialmente as animações. Nesse caso, apresentar filmes associando a trama a questionamentos ligados ao tema é um meio fácil de colocar o assunto em discussão. 

As opções de títulos para cumprir esse papel são muitas. Há produções nacionais e internacionais que servem para colocar em pauta a cultura indígena, a aceitação do diferente e outros pontos que possam desenvolver a empatia. Por exemplo, o clássico Shrek, da Disney, levanta a discussão sobre a vida em meio à diversidade. 

O papel dos docentes, nesse sentido, passa muito por exercitar o desdobramento das animações, em ajudar as crianças a compreender as metáforas e enxergar as mensagens implícitas no filme, não se atendo somente à narrativa aventureira. 

Crie a oportunidade de ler obras de diversas culturas 

A literatura é outra forma de apresentar a diversidade cultural na Educação Infantil. Das lendas do folclore nacional às fábulas originadas da Grécia Antiga, há contos oriundas de diversos cantos do mundo que podem ser introduzidos com esse objetivo. 

Desde elementos históricos até tradições, passando por comportamentos, costumes e influências de cada lugar acabam sendo reveladas para compor o repertório das crianças. Com isso, pode ser possível compreender, em partes, a origem de diferentes costumes crenças etc. 

Outra questão a ser levantada por meio dessa atividade é a linguagem. Palavras, expressões e sotaques fazem parte da cultura. Portanto, usar os textos para demonstrar isso serve para desconstruir ideias discriminatórias com base na maneira de cada um falar. 

Ajude as crianças a descobrirem sua identidade étnico-cultural 

O autoconhecimento e a autopercepção da criança como um agente em um mundo com diversidade cultural também são importantes.  

Nesse contexto, é preciso promover a identificação dos elementos que formam sua identidade étnica. Uma maneira de fazer isso é propondo a criação de um registro que abranja: 

  • ancestralidade e origens; 
  • costumes e tradições familiares; 
  • conhecimentos passados de geração em geração na família ou na comunidade. 

Após isso, as crianças podem compartilhar com os colegas essas informações e investigar sobre outras culturas e grupos que não fazem parte da sua comunidade, estabelecendo a variedade presente no grupo. Com isso, o repertório de cada um é enriquecido. 

Como as Unidades Maristas atuam nesse sentido? 

A Pedagogia Marista se pauta em valores humanos, como ética e solidariedade. Com essa base desenvolve ações voltadas para o aprofundamento e exploração das práticas que envolvem o multiculturalismo

Busca orientar os estudantes para uma convivência acolhedora, harmoniosa e respeitosa com o mundo cada vez mais diverso em que vivemos. Ou seja, atua para aproximar as pessoas e acolher culturas diferentes. 

Dessa maneira, contribui com a construção de uma sociedade igualmente inclusiva, na qual os direitos humanos prevalecem. Faz isso por meio de atitudes, projetos e abordagens que se amparam em: 

  • manter o diálogo e escuta como bases primordiais em todas as interações; 
  • exercitar a empatia, no seu sentido mais profundo, para além de se colocar no lugar do outro, e garantir o respeito nas relações; 
  • focar no bem comum e no desenvolvimento de um mundo melhor para todos. 

Explorar e compreender a diversidade cultural na Educação Infantil é o passo inicial para acolher as diferenças que são parte da sociedade.  

A partir disso, é possível superar desafios causados por vieses discriminatórios e visões incompatíveis com valores humanos. A escola tem um papel mediador nesse cenário, como espaço de socialização e convivência. 

Assim, é essencial avaliar a preocupação da instituição de ensino sobre essas questões no momento de escolher onde matricular suas crianças. Conheça mais sobre as Unidades Maristas e agende uma visita para saber mais sobre como abordamos esse tema! 

Resumindo 

O que é diversidade cultural na educação infantil? 

Diversidade cultural na Educação Infantil envolve compreender, reconhecer e acolher os variados aspectos que caracterizam os povos que formam o país e o mundo no ambiente escolar. 

Qual a importância de explorar a diversidade cultural na educação infantil? 

A diversidade cultural na Educação Infantil é importante para que elas desenvolvam relações de respeito e reconhecimento para um bom convívio em experiências multiculturais proporcionadas hodiernamente. 

O que a BNCC fala sobre a diversidade cultural na Educação Infantil? 

A BNCC deixa claro que aprofundar a diversidade cultural na Educação Infantil é fundamental, dando ênfase em colocar as crianças em contato com a multiculturalidade para que possam conhecer, se reconhecer e valorizar i valorizar sua cultura e as demais.