Leitura - 2min

Autoconhecimento ajuda a definir projeto de vida

Alinhar o estilo de vida à escolha da profissão é o primeiro passo para os adolescentes terem segurança

Quando entra no Ensino Médio, o adolescente vê pela frente a iminência da tomada de uma importante decisão: a escolha da profissão. Porém, em uma fase marcada por um intenso processo de transformação e desenvolvimento físico e emocional, muitas vezes saber o que gosta e qual carreira deseja seguir é um mistério.

Articular o estilo de vida à escolha da profissão pode ser um primeiro passo. A psicóloga Rafaela Roman de Faria, especialista em orientação profissional para adolescentes, diz que é indispensável desenvolver o autoconhecimento. “É importante conhecer o seu perfil. Se não conseguir sozinho, pode perguntar para os amigos, professores, pais e familiares sobre as suas qualidades e características”, aconselha. Desta forma, pode ficar mais fácil definir qual o perfil profissional.

Além de ouvir a opinião de pessoas próximas, é conveniente fazer anotações em um diário. Rafaela sugere escrever sobre como sentimentos, gostos e situações vivenciadas no decorrer do ano que possam dar pistas sobre o estilo de vida que gostaria de ter. Essa é uma ferramenta que pode contribuir no processo de autoconhecimento.

Famílias Maristas

A escola acaba sendo o principal agente de informação, seja por meio de visitas institucionais a feiras de cursos, palestras ou oferecendo orientação vocacional. Se o aluno puder conhecer sobre a rotina de trabalho de áreas de interesse conversando com profissionais da área, melhor ainda. “Assim, ele pode sentir o contexto da profissão e perceber se está alinhado com o seu projeto de vida”, explica a psicóloga.

Nessa fase, pensar em um projeto de vida é um tanto complexo, reconhece Rafaela, já que é algo que tem a ver com a formação integral do indivíduo. “Transcende o trabalho em si, mas diz respeito a qual estilo de vida é desejado”, diz. Por exemplo, se o aluno gosta de estar em meio a natureza, é importante escolher uma área que atue ao ar livre. Mas, se gosta de mexer no computador, pode optar por um trabalho em escritório.  

Noticias Relacionadas:

Outras noticias relacionadas à: Comportamento

Deixe aqui suas sugestões, elogios ou críticas