Comportamento

Conselhos sobre como ajudar crianças a lidar com a raiva e a frustração 

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Saber como lidar com sentimentos de raiva e frustração pode ser um verdadeiro desafio para os pais e responsáveis. Comportamentos como esses são comuns em crianças, mas nem sempre os pais conseguem identificar o motivo que gerou a crise ou como agir perante ela. 

Para estar preparado para lidar com essa situação desafiadora, o ideal é começar as tratativas antecipadamente. Primeiro, é importante ensinar as crianças sobre os seus sentimentos, o que pode trazer um grande benefício para o seu desenvolvimento.  

A professora de Educação Infantil do Colégio Marista Pio XII, Cristina Lacerda, lembra que acolher, ouvir e dizer palavras de incentivo também são passos essenciais. 

“Ao acolher a criança, devemos deixar claro que você está ali e que ela pode contar com o seu apoio. Também é preciso ouvir com atenção e tentar entender o que despertou esse sentimento. Os pais podem contar que também já sentiram tristeza e raiva e citar alguma vivência que despertou esse sentimento”, orienta. 

Algumas estratégias podem ajudar a criança a compreender os seus sentimentos e emoções e, com isso, aprender a lidar melhor com a raiva e a frustração, como: 

Ensine seu filho sobre sentimentos 

As crianças ficam mais propensas a ter excessos de raiva quando não entendem seus sentimentos ou não são capazes de verbalizá-los. Por isso, é importante ensinar os filhos a identificar e nomear os sentimentos.

Você pode dizer algo como “parece que você está com raiva agora” ou “percebo que você está se sentindo frustrado”. Com o tempo, eles aprenderão a rotular suas próprias emoções. 

Desenvolva um plano calmo 

Ensine às crianças o que fazer quando começarem a sentir raiva. Em vez de jogar blocos quando estão frustrados, por exemplo, elas podem ir para o quarto ou para um “canto da calma” designado. Incentive a criança a colorir, ler um livro ou se envolver em outra atividade tranquila até que se sinta melhor.

“Devemos lembrá-la de que esse sentimento irá passar e não precisa sentir vergonha. Podemos trabalhar os sentimentos de uma forma mais lúdica com desenhos, filmes, livros, músicas e até brincadeiras, por exemplo”, sugere a professora. 

Cultive habilidades de gerenciamento da raiva 

Uma das melhores maneiras de ajudar uma criança que sente raiva é ensinar-lhe técnicas específicas de gerenciamento da raiva. Respirar fundo, por exemplo, pode acalmar a mente e o corpo do seu filho quando ele está chateado. Dizer palavras de incentivo também pode ajudar, veja alguns exemplos: 

– Eu te entendo, também já passei por isso. 

– Estou aqui para te ajudar. 

– Pode chorar, depois você me conta o que houve. 

Faça uma garrafa da calma 

A garrafa de calma é uma ferramenta que pode ajudar a trazer tranquilidade para as crianças. Ela visa canalizar o estresse e a ansiedade, aumentando a respiração e a calma graças à concentração. Para fazer, basta uma garrafa pet, glitter e água.  

Misture tudo dentro da garrafa e peça para que a criança a agite e observe que o glitter está flutuando, e assim estavam suas emoções e sentimentos, todos bagunçados. Mas, quando colocamos em uma superfície plana, eles começam a se estabilizar.