Comportamento

6 atividades e brincadeiras para entrar no clima da copa

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

O clima da Copa do Mundo costuma gerar muitas expectativas, especialmente para as crianças que irão acompanhar o evento pela primeira vez. Neste período de partidas emocionantes, a família pode aproveitar para propor atividades lúdicas e brincadeiras que irão criar boas memórias para o futuro. 

Além de gerar momentos divertidos em família, vivenciar um evento como esse ainda traz muitos aprendizados para as crianças. Isso porque as emoções vivenciadas nas partidas podem gerar muita alegria, mas também podem provocar sentimentos de derrota e ansiedade.

“Ensinar as crianças a reconhecer o que sentem é muito importante, considerando que esses sentimentos fazem parte da vida. Ao mesmo tempo, os pais devem incentivar os filhos a acreditarem nos seus sonhos e lutarem por eles, a exemplo das seleções que estão na copa”, reforça a coordenadora de Ensino Fundamental do Colégio Marista Pio XII, Cris Urbano.

Veja 6 atividades e brincadeiras para entrar no clima da copa:

1. Explorar geografia

A Copa do Mundo é uma ótima oportunidade para as crianças explorarem o mapa-múndi para aprenderem sobre geografia. Uma sugestão é utilizar um globo para mostrar para os filhos onde se localiza cada país que está na disputa. Desta forma, eles conseguem ter mais noção sobre as distâncias e a dimensão do evento.

2. Arte com bandeiras

Imprima bandeiras de algumas seleções – sem esquecer do Brasil – e dê para as crianças pintarem, fazerem colagens, aplicações e o que mais desejarem. Quando terminarem, vocês podem montar uma exposição em casa com as criações dos pequenos artistas.

3. Adivinhar formas geométricas

Por meio da brincadeira, é possível aprender sobre formas geométricas. Um exemplo é comparar a bandeira do Brasil com a do Japão, em relação à quantidade de formas geométricas encontradas. Você pode recortar papéis coloridos com esses formatos e pedir para a criança montar, como um quebra-cabeças.

4. Reforçar trabalhos em grupo

Assim como em uma partida de futebol exige um bom trabalho em grupo, as crianças podem observar a mesma atitude em atividades do cotidiano. Os pais podem aproveitar a oportunidade para dialogar sobre a importância da colaboração e como unir esforços é essencial para o sucesso.

5. Aprender a cantar o hino

Com 18 estrofes e 50 versos, o Hino Nacional Brasileiro tem uma letra extensa, e é difícil para as crianças decorá-lo. A família pode se debruçar sobre a letra, explicar o que cada trecho significa e torná-lo mais compreensível para os pequenos. Assim, será mais fácil acompanhar quando é cantado nos jogos da seleção brasileira.

6. Conhecer comidas típicas

Sempre é bom apresentar novos alimentos às crianças. Na época da copa, isso pode ser feito escolhendo alguns pratos típicos dos países que estão na competição. Isso pode despertar a curiosidade sobre como a cultura alimentar de cada região do mundo e, de quebra, experimentar novos sabores.