Comportamento

7 dicas para gerenciar as expectativas na criação dos filhos

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

É perfeitamente normal que, como pais, tenhamos certas expectativas em relação à educação e desenvolvimento de nossos filhos. Afinal, é quase inevitável “esperar” algo deles. No entanto, essas ideias preconcebidas de como uma criança deve ser podem gerar muitos conflitos tanto para ela quanto para os pais. 

Logo, embora seja comum esperar alguns comportamentos dos filhos, é importante ter equilíbrio.

“Ao criar expectativas em excesso, as crianças podem crescer com a ideia equivocada de que não podem decepcionar os pais. Isso ainda pode afetar o seu desenvolvimento, por sentirem que não correspondem ao esperado”, ressalta a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Marista Pio XII, em Ponta Grossa (PR), Cibele Bastos Guaringue.

Além disso, outra consequência negativa que as expectativas podem ter sobre as crianças é criar uma pressão extrema para que cumpram o que se espera delas. Isso pode gerar muito desconforto, estresse e ansiedade, afetando seriamente a saúde mental e emocional dos pequenos.

Com isso, os pais involuntariamente pressionam não apenas os filhos, mas também a si mesmos, gerando estresse e cobrança.

Aqui estão algumas dicas úteis para gerenciar as expectativas com os filhos e cultivar um relacionamento saudável com as crianças:

  1. Deixe de lado como as pessoas veem você como mãe  ou pai. Concentre-se no seu filho em vez de se preocupar com o que os outros pensam.
  2. Escolha suas batalhas. Escolha o que é realmente importante de ser olhado e quando está tudo bem deixar algo passar.
  3. Certifique-se de que a comunicação com seu filho seja clara sobre o que espera dele, tomando o cuidado para não exagerar na cobrança.
  4. Tenha certeza de que está fazendo o seu melhor. Em vez de se culpar, veja os pequenos erros como uma oportunidade de crescer e aprender.
  5. Aceite os erros. A melhor maneira de criar filhos independentes é permitir que eles pratiquem a autonomia. Permitir que eles errem tentando fazer algo e tentem de novo mostra  que você acredita neles.
  6. Não exagere na cobrança. Agendar atividades demais ou nutrir expectativas em excesso não dará tempo para seus filhos terem tempo livre para serem apenas crianças.
  7. Baseie as expectativas na realidade. Para manter o equilíbrio, é preciso manter as expectativas ancoradas na realidade, antecipar erros e respeitar cada estágio do desenvolvimento.