Comportamento

ChatGPT: inteligência artificial ajuda ou atrapalha nos estudos?

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A essa altura, se você ainda não conhece, pelo menos deve ter ouvido falar no ChatGPT. O chatbot sustentado por inteligência artificial é a sensação tecnológica do momento. Entre outras funções, é capaz de dialogar, escrever textos em diferentes estilos (inclusive em linguagem de programação) e resolver cálculos. Afinal o ChatGPT e a inteligência artificial ajuda ou atrapalha nos estudos? 

Diante da novidade, surge a dúvida: até que ponto o robô conversador pode ajudar, ou atrapalhar? Especialmente quando falamos de estudos, essa é uma questão que merece ser tratada com atenção, uma vez que o ChatGPT pode ser acessado gratuitamente por qualquer pessoa com acesso à internet.

O que é ChatGPT?

O ChatGPT é um robô virtual capaz de interagir com seres humanos. Ainda que robôs semelhantes já existissem antes, a diferença é que a tecnologia agora se tornou fácil de usar e gratuita. Criado pela empresa Open AI, emprega algoritmos de Machine Learning que processam a linguagem, o que dá um tom mais realista à interação.

Ao acessar a ferramenta, é possível pedir para que o robô crie poemas, debata temas complexos e escreva textos. Ou seja, ele consegue, inclusive, seguir orientações de quantidade de linhas, formatos e os tópicos que devem compor o conteúdo.Tudo isso em apenas alguns segundos.

Afinal, o ChatGPT ajuda ou atrapalha?

Ainda que seja inegável que o modo de aprender precise considerar o cenário atual, a professora de Língua Portuguesa do Colégio Marista Paranaense, Eliane Regina dos Santos Viture, observa que sistemas inteligentes como este devem ser vistos com cautela e atenção. 

“Convém pontuar que podem prejudicar o desenvolvimento da escrita, uma vez que não desenvolvem habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas, características tão importantes para o sucesso acadêmico e profissional”, pontua.

Além disso, a professora de Redação do Colégio Marista Santa Maria, Denise Vieira da Maia, lembra que não se pode esquecer de que a base do conhecimento dessa ferramenta é a internet. Isso significa que, ao escrever um texto, por exemplo, é possível ficar sujeito a informações desatualizadas, inverídicas e/ou discriminatórias, gerando desinformação e discursos de ódio. 

É possível usar o ChatGPT de forma positiva?

Primeiramente, é preciso ter em mente que essa nova tecnologia deve ser utilizada com cautela e atenção. Por outro lado, não há como negar que a inteligência artificial é um excelente gerador de conteúdo e reprodutor de contextos, que pode ser útil em alguns momentos. 

Assim, a ferramenta pode ser utilizada de forma positiva como fonte de pesquisas e verificações de fatos, utilização de citações, aprimoramento lexical, fonte de resolução de dúvidas e curiosidades. “Mas é importante lembrar que os jovens precisam ser orientados sobre as implicações éticas e regulatórias do uso desse recurso”, conclui Denise. 

Confira os prós e contras no uso do ChatGPT e da inteligência artificial nos estudos:

Prós

Conveniência: O ChatGPT pode ser acessado de qualquer lugar com conexão à Internet, oferecendo facilidade e rapidez de acesso à informação.

Aprendizagem personalizada: a ferramenta se adapta ao nível de compreensão do usuário e ajusta a conversa ou outras perguntas de acordo com essa informação. Isso torna a experiência de aprendizagem mais personalizada e eficaz.

Usos: 

– Criar resumo de textos longos e complexos, adaptando a linguagem; 

– Elaborar quizzes e listas de exercícios com base em um texto especificado como referência; 

– Elaborar definições sobre um mesmo conceito para públicos de diferentes idades; 

– Adaptar um texto para roteiro de podcast ou videoaula; 

– Sugerir rúbricas de avaliação sobre um conteúdo referenciado; 

Contras:

Dependência de tecnologia: a ferramenta depende de tecnologia, o que significa que pode não estar sempre disponível ou ter dificuldades técnicas. Isso pode ser frustrante e atrapalhar o processo.

Conhecimento limitado: O robô tem o conhecimento das informações sobre as quais foi treinado. Isso significa que pode não ter acesso aos dados mais atualizados ou ser capaz de fornecer uma compreensão abrangente de um assunto.