Comportamento

Como desenvolver a aprendizagem socioemocional com as crianças?

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Solidariedade, colaboração, empatia e responsabilidade. Estes são alguns valores que todas as mães e pais desejam passar para os filhos. Porém, mais do que uma boa educação, essas características fazem parte do que é chamado de aprendizagem socioemocional (em inglês, SEL — Social Emotional Learning).

O que é aprendizagem socioemocional?

É importante lembrar que, além da escola, o aprendizado também acontece em atividades do cotidiano. Isso inclui a aprendizagem socioemocional, um aspecto fundamental da educação e do desenvolvimento humano.  

Antes de mais nada, essa aprendizagem foca no desenvolvimento de habilidades não cognitivas, relacionadas ao comportamento e à administração das emoções. Esse aprendizado é capaz de impactar positivamente a relação da criança com o mundo ao seu redor. 

Por meio dela, a criança aprende – entre outras coisas – a desenvolver habilidades e atitudes saudáveis, sentir e demonstrar empatia, estabelecer e manter relações solidárias e tomar decisões responsáveis e cuidadosas.

Além desses, outros aspectos da aprendizagem socioemocional são:

  • Autoconhecimento — conhecimento de si e das suas características, e saber lidar com elas;
  • Criatividade — criar e produzir coisas novas;
  • Empatia — capacidade de se colocar no lugar do outro;
  • Resiliência — habilidade de lidar com problemas e se adaptar a mudanças;
  • Pensamento crítico — capacidade de analisar fatos para formar opinião;
  • Colaboração — habilidade de cooperar com o outro;
  • Inteligência emocional — equilíbrio e ponderação para solucionar conflitos.

Como estimular esse tipo de aprendizagem com os filhos?

Algumas atividades e brincadeiras podem ajudar no desenvolvimento da aprendizagem socioemocional. Isso inclui livros, jogos, brinquedos, bichos de pelúcia e muito mais.

“Qualquer proposta que permita que as crianças trabalhem juntas, imitem situações do mundo real ou pratiquem cuidados são ótimas opções quando se trata de brinquedos que desenvolvem habilidades socioemocionais”, explica a coordenadora de Educação Infantil do Colégio Marista Paranaense, Sibele Maria Dal Col Guimaraes.

Neste sentido, é importante lembrar que os brinquedos simples são mais recomendados do que aqueles que fazem barulhos e acendem luzes. Isso porque favorecem que as crianças interajam e usem sua imaginação para explorar situações que realmente lhes permitam praticar habilidades socioemocionais.

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