Marista Lab

Conheça a importância da educação infantil de qualidade para os seus filhos 

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

A educação infantil é essencial no desenvolvimento de uma criança em muitos aspectos, considerando que é um espaço de socialização e desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas. Por isso, essa fase deve contemplar uma educação de qualidade que enxergue o aluno de forma integral e proporcione uma jornada de crescimento e aprendizados na infância. 

Importância da educação de qualidade na infância 

A educação infantil é o primeiro contato social da criança para além do núcleo familiar, sendo um momento em que ela aprende a se relacionar, conhece outras realidades e desenvolve as capacidades cognitivas, motoras, emocionais e sociais. 

A educação proporciona um ambiente que busca desenvolver o interesse pelos estudos a partir de atividades lúdicas de modo a despertar a curiosidade em aprender a ler e escrever, por exemplo. 

De acordo com os eixos estruturantes das práticas pedagógicas e as competências gerais da Educação Básica propostas pela BNCC, seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento asseguram, na Educação Infantil.  

Essas condições são para que as crianças aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los. Assim, construindo significados sobre si, e também sobre o outro, o mundo social e natural. 

  • Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, vivenciando e respeitando diferenças e culturas e, principalmente, ampliando o conhecimento de si e do outro. 
  • Brincar com diferentes brinquedos e diversas brincadeiras, com outras crianças ou com um adulto, fortalecer seus conhecimentos sobre o mundo. Além de ampliar a  imaginação, suas experiências emocionais, criatividade, função cognitivas, corporais, sensoriais, expressivas, sociais. 
  • Participar ativamente das atividades propostas pelo professor, bem como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando. 
  • Explorar movimentos, formas, texturas, gestos, palavras, emoções, sons, cores, transformações, relacionamentos, histórias, objetos. Dessa forma, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia. 
  • Expressar, de forma criativa e sensível, suas necessidades, sentimentos, emoções, dúvidas, opiniões, questionamentos, hipóteses e descobertas. 
  • Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, por meio das diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário. 

Fatores para avaliar a qualidade da educação 

Existem alguns fatores que os pais podem avaliar antes de matricular os filhos em uma instituição de ensino. Confira, abaixo, aspectos de uma educação infantil de qualidade! 

Metodologia de ensino 

A metodologia de ensino influenciará as demais atividades da escola, por isso, é fundamental que seja avaliada pelos pais. Os colégios que priorizam a qualidade constroem-na em conjunto com a comunidade escolar, de modo a visualizar as demandas gerais dos alunos. 

Ainda, escolas que optam por um método de ensino tecnológico tendem a incentivar a criatividade, engajamento e autonomia das crianças. 

Corpo docente 

Considerando que o corpo docente estará em constante contato com as crianças, tendo enorme influência no seu desenvolvimento. 

Dessa forma, é preciso verificar se eles são especialistas nos assuntos que ministram em sala. Isso porque o nível de excelência das aulas elevam a autonomia e aprendizados dos alunos, consequentemente, tornando a educação infantil de qualidade. 

Uso da tecnologia 

Como falamos, instituições que usam a tecnologia no processo de aprendizado estimulam a criatividade, engajamento e autonomia das crianças. Isso acontece porque elas facilitam a transmissão de conhecimentos devido à possibilidade de interação com os alunos, aumentando o interesse pelo assunto abordado. 

Projetos propostos pela instituição 

Os projetos propostos pela instituição, como atividades extracurriculares, ajudam a ampliar o interesse das crianças por outros saberes. 

Esses projetos podem incluir arte, como aulas de teatro e dança, esporte e cultura. 

Espaço da escola 

Ainda, para oferecer uma educação infantil de qualidade, a escola deve ter espaços diferenciados e amplos, que permitam que as crianças se sintam seguras e acolhidas, além de terem liberdade de se expressarem. 

Incentivo ao protagonismo 

Por fim, uma educação infantil de qualidade deve priorizar o incentivo ao protagonismo a partir do estímulo ao senso crítico e entendimento do seu papel na sociedade. 

Colégios Maristas: invista na educação de qualidade para seus filhos 

Os Colégios Maristas investem na qualidade educacional em todos os níveis de ensino, desde a educação infantil ao ensino médio. Isso é feito a partir de uma metodologia contemporânea e alinhada às necessidades dos alunos de se desenvolverem e alcançarem autonomia. 

O currículo da Educação Infantil favorece as práticas pedagógicas voltadas para o conjunto de experiências que colocam a criança no centro do projeto educativo, como protagonistas no seu modo singular de fazer, agir e pensar.  

Em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), promove os campos de experiência para a aprendizagem. Assim, conheça os diferenciais de escolher os Colégios Maristas para apoiar o desenvolvimento das suas crianças: 

  • Letramento: no contato com as outras crianças, desenvolvem linguagens e pensamento, expressando-os de várias formas, como a fala, desenhos, reconhecimento de letras e palavras. Com a prática pedagógica, terão vivências que promoverão a apropriação das funções sociais da leitura e escrita; 
  • Brincar: é pela brincadeira que a criança aprende seu universo social e organiza a realidade. O brincar desenvolve a identidade, a autonomia, a socialização, o contato com regras sociais, possibilidades de escolhas, resolução de situações-problemas e o desenvolvimento da imaginação; 
  • Imagem e Arte: as experiências incorporam as diferentes linguagens: o desenho e a pintura, a fotografia, o cinema, a escultura, o vídeo, os processos de expressão e criação e os instrumentos artísticos, de maneira a estimular a atividade intelectual, a sensibilidade e a habilidade manual; 
  • Inglês: com o Programa Marista Bilíngue, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar a aquisição da língua inglesa, por meio de práticas e projetos que utilizam o Inglês como ferramenta para a construção do conhecimento. Assim, articula o aprendizado do idioma com outras áreas do conhecimento. 

Além disso, os ambientes planejados para a faixa etária da Educação Infantil visam construir ambientes de aventuras, descobertas, criatividade e desafios

  • Estúdio de Ciências da Natureza 
  • Espaço Maker | Tecnologias Educacionais 
  • Ateliê do Sabor 
  • Praça Colorida​​​ 
  • Capela​ 
  • Estúdio de Linguagens​ 
  • Biblioteca 
  • Bosque 
  • Restaurante/Cantina 
  • Ginásio de Esportes 
  • Quadra de grama sintética 
  • Salão de Eventos 

Agora que você sabe a importância da educação infantil de qualidade, conheça os Colégios Maristas e marque uma visita na escola mais próxima de você!