Marista Lab

Conheça 4 vantagens do estudo de idiomas na infância! 

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Crianças são curiosas e verdadeiras locomotivas de aprendizado, sempre interessadas em explorar o mundo ao seu redor e conhecer coisas novas.  

Por isso que introduzir o estudo de idiomas na infância é tão benéfico e gera uma série de vantagens tanto para o rendimento escolar dos pequenos no presente como para ganhos futuros. 

Muito mais do que garantir a fluência de um segundo idioma e oportunidades de trabalho no futuro, dominar uma língua estrangeira é uma importante ferramenta para ampliar o repertório cultural das crianças e para a construção de cidadãos globais. 

Neste post, vamos mostrar 4 vantagens do estudo de idiomas na infância e os benefícios que isso gera para formação do seu filho. Acompanhe! 

1. Aprimora o desenvolvimento escolar 

O processo de estudo de idiomas estrangeiros na infância e o contato com diferentes palavras e normas gramaticais enriquecem o desenvolvimento cognitivo dos pequenos. Além disso, as crianças se tornam mais atentas às diferenças e receptivas a novos conhecimentos e culturas. 

Ao exercitar habilidades cognitivas, as crianças aprimoram, também, sua capacidade de solucionar problemas e de concentração. No mais, ao entrar em contato com diferentes idiomas, as chances de estimular uma flexibilidade de raciocínio é maior. 

Crianças que estudam idiomas estrangeiros tendem a desenvolver uma sensibilidade maior à linguagem, o que pode ajudá-las nas habilidades linguísticas (escrita, leitura, escuta e fala) do seu próprio idioma nativo. 

2. Colabora para melhorar a autoestima e a socialização 

Aulas de idiomas geralmente envolvem muita interação em grupos e/ou pares em atividades comunicativas para praticar a fala. Com isso, as crianças têm inúmeras oportunidades de socialização e podem conhecer melhor seus colegas por meio dessas práticas. 

Por meio dessas trocas constantes e da aproximação do aluno com uma nova cultura, ele vai aprendendo pouco a pouco a usar o idioma como ferramenta de expressão e trabalha sua autoconfiança e autoestima

3. Permite atingir fluência na vida adulta 

É inegável que idiomas como o inglês, considerada uma língua franca para estudos e negócios, abrem portas para os jovens em termos de oportunidades de trabalho e para participar de programas de cursos e universidades em outros países. 

Além de ampliar o leque de oportunidades, dominar idiomas como o inglês permite que seu filho consiga se comunicar com pessoas de diferentes lugares, podendo aumentar suas conexões e visão de mundo. 

Logo, promover o estudo de idiomas na infância é uma forma de garantir que, na vida adulta, seu filho tenha a chance de conhecer lugares diferentes, boas vagas de emprego e diversas outras oportunidades profissionais e pessoais.  

4. Auxilia na formação de um cidadão global 

Crianças hoje em dia precisam ter a consciência de que, mais do que nunca, vivemos em um mundo globalizado e altamente conectado. Somos mais que pessoas que atuam em nossos contextos, mas cidadãos globais. 

O estudo de idiomas sensibiliza as crianças para a percepção e o acolhimento de diferentes culturas. Ele contribui para ensinar aos pequenos que existem formas diversas de se comunicar e se manifestar. 

Ao mesmo tempo, crianças são convidadas a refletir sobre respeito, tolerância, direitos humanos, diversidade, inclusão, igualdade e sustentabilidade.  

Afinal, mais do que um conhecimento linguístico, as aulas de idiomas chamam atenção para o mundo lá fora e contribuem para a compreensão de que todos temos responsabilidade sobre questões que afetam a sociedade global e o planeta. 

Com a globalização, as pessoas não precisam necessariamente viajar para se conectar com pessoas de diferentes países e entrar em contato com sua cultura. 

É por isso que a educação para cidadania global é um tema tão relevante hoje em dia. O inglês, como língua franca, capacita os alunos para se comunicar em ambientes culturais diversos, ampliando a capacidade de compreensão e expressão em diferentes situações. 

O estudo de idiomas na infância permite, portanto, que a criança amplifique seu desenvolvimento cognitivo e se torne sensível a questões culturais e globais.  

Dessa forma, o programa de Internacionalização Marista prepara seus alunos para o mundo, com base em um método de ensino de inglês inovador, por meio de projetos e experiências.  

Nosso objetivo é equipar jovens e crianças com conhecimentos e bases para a formação de um cidadão global capaz de atuar e transformar o mundo! 

Gostou do post e está interessado em saber mais sobre como seu filho pode estudar idiomas? Acesse nosso site e conheça os projetos de Internacionalização Marista