Marista Lab

Gestão das memórias: como armazenar fotos no ambiente virtual

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Com organização, fica mais fácil e rápido encontrar fotos e vídeos no computador ou celular

Quantas vezes você procurou por uma foto de um momento especial do seu filho e não encontrou? Pois saiba que isso é mais comum do que imagina. Afinal, não é todo mundo que tem o costume de organizar imagens e vídeos logo que são registrados e o resultado é que o computador e o celular ficam lotados e muitos arquivos acabam se perdendo. 

Para evitar que isso aconteça, um bom software de organização de imagens pode ajudar a tornar o processo mais simples. Eles permitem, por exemplo, que os arquivos possam ter palavras-chave e filtros, funcionalidades que auxiliam até mesmo quem não tem muito dom para organização, especialmente no ambiente digital.

Ferramentas ajudam a organizar arquivos

Alguns recursos incluem a possibilidade de visualizações em miniatura. Álbuns podem ser criados e depois organizados em coleções. É possível também adicionar tags como títulos, categorias ou sinalizadores, como códigos de cores. Essas imagens ou vídeos também podem ser exportados, redimensionados, compartilhados com outras pessoas ou impressos.

O armazenamento em nuvem é uma outra possibilidade para organizar, editar, compartilhar e excluir arquivos, com o benefício de não se preocupar com o espaço em seu computador ou dispositivo móvel. Além disso, possibilita o dinamismo de compartilhamento, a segurança e a possibilidade de colaboração.

Porém, para que esses recursos tenham a sua utilidade aproveitada ao máximo, é preciso o mínimo de organização para que os dados e informações não se misturem e dificultem a busca. 

“Um bom começo é seguir a dinâmica que você já usa no seu computador, nomes de pastas e arquivos que façam sentido e facilitem as futuras buscas”, orienta a analista de Tecnologia Educacional do Colégio Marista Londrina, Alessandra Simone Martins Munhoz Garcia.

Uma boa forma de começar a organização é analisar o que já possui, revisar, investir um tempo com esse processo, com isso, é possível descartar os arquivos e pastas desnecessários, evitando até mesmo arquivar algo duplicado.

Veja outras maneiras fáceis de gerenciar suas fotos e vídeos:

– Dê um nome às suas fotos: a ideia não é dar um nome único a cada foto que tiramos, pois normalmente são muitas. Uma coisa que você pode fazer é dar a todas as fotos de uma determinada data ou evento o mesmo nome e sequenciá-las com um número após cada foto. 

– Não deixe o armazenamento automático no seu celular: com isso, você evita um acúmulo de arquivos desnecessários, faça o envio para nuvem, somente após selecionar o que deseja guardar.

– Use pastas e subpastas: quanto mais pastas você tiver separando eventos, viagens e momentos do cotidiano, mais rapidamente você será capaz de encontrar uma em particular quando precisar. Este é um bom lugar para personalizar, já que o cérebro de cada pessoa funciona de maneira um pouco diferente. A sequência de pastas pode seguir uma ordem cronológica ou por temas, por exemplo.

– Categorize as imagens: muitas pessoas realmente não entendem como sistemas como palavras-chave, tags e rótulos funcionam. As pastas são uma forma de agrupar e categorizar suas imagens. Rotulá-las com palavras-chave é mais uma forma de conectar fotos em diferentes categorias, o que torna mais fácil lembrar daquelas que você deseja quando estiver pronto.

– A geolocalização pode ser útil: saber onde você estava fisicamente quando uma foto foi tirada, simplesmente abrindo os dados da imagem, vai refrescar sua memória se você estiver lutando para identificar a pasta ou categoria para uma imagem em particular.

– Use os favoritos: a maioria dos sistemas de catalogação oferecem a opção de selecionar imagens favoritas. É uma maneira super rápida de marcar imagens que se destacam para você e enviá-las a uma pasta de outras imagens importantes facilmente. Mas lembre-se de limpar os favoritos de vez em quando, para que não se tornem uma gaveta de lixo digital.

– Não tema o botão “delete”: às vezes, tendemos a nos agarrar a lotes inteiros de fotos ou vídeos da mesma ocasião. Não tenha medo de abrir mão de imagens que estão apenas ocupando espaço. O mais importante sobre como organizar suas fotos digitais é colocá-las todas no mesmo lugar. 

– Invista em um disco rígido externo: a ideia é ter uma nave-mãe de memórias virtuais, com um backup físico separado como um disco rígido externo e um backup na nuvem. Não é tanto trabalho quanto parece, é possível automatizar seus backups com bastante facilidade em ambas as frentes.

– Armazene na nuvem: uma forma atraente de armazenamento, porque é conveniente. É acessível de qualquer lugar com uma conexão à Internet e você pode compartilhar fotos facilmente com um link rápido.